COMUNIDADES DE JANAÚBA PEDEM POR MAIS IGUALDADE E RESPEITO E PELO FIM DO PRECONCEITO E DA INJUSTIÇA

  • Alunos, professores e movimentos sociais levam para as ruas as tradições culturais e a simpatia, alegria e beleza das mulheres gorutubanas
  • Superintendência Regional de Ensino e parceiros realizaram a IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, em Janaúba. 
  • Dia da Consciência Negra teve manifestação no centro comercial de Janaúba 
Fotos Oliveira Júnior
Mensagem da escola municipal Tiradentes, de Mandasaia, região do distrito de Vila Nova dos Poções, em Janaúba.

Fotos Oliveira Júnior
A escola estadual Joaquim Maurício, situada no bairro Rio Novo, ressalta a importância do respeito.
Fotos Oliveira Júnior
Desfile alusivo ao Dia da Consciência Negra em Janaúba, dia 20 de novembro de 2018.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A rotina da cidade de Janaúba, principalmente no centro comercial e financeiro, foi alterada na manhã desta terça-feira, 20 de novembro. Na avenida do Comércio e ruas adjacências o cotidiano deu lugar ao colorido e ao clamor das comunidades por uma vida mais justa e que o respeito prevaleça.
Fotos Oliveira Júnior
As tradições gorutubanas e indígenas apresentadas durante a IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, em Janaúba.

Fotos Oliveira Júnior
A superintendente regional de Ensino de Janaúba, Veraci de Souza Jácome, na IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, em Janaúba.

A caminhada por mais de um quilômetro teve a finalidade em clamar por igualdade entre cada cidadão. O ato foi alusivo ao Dia da Consciência Negra que, neste ano, levou ao público a quarta edição do manifesto organizado pela Superintendência Regional de Ensino de Janaúba em parceria com as escolas públicas deste município e comunidades, sobretudo a comunidade quilombola da região do distrito de Vila Nova dos Poções.
Fotos Oliveira Júnior
Simpatia, alegria e beleza: Jovens durante a IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, em Janaúba.
Fotos Oliveira Júnior
Manifestações culturais em apresentação no desfile alusivo ao Dia da Consciência Negra, em Janaúba, dia 20 de novembro de 2018.
Fotos Oliveira Júnior
Manifestações culturais em apresentação no desfile alusivo ao Dia da Consciência Negra, em Janaúba, dia 20 de novembro de 2018.

Os alunos da Escola Municipal Tiradentes, situada em Mandasaia, região do distrito de Vila Nova dos Poções, estenderam uma faixa na qual refletia muito bem o ideal de que seja cultivada a união dos povos, independentemente de cor. A Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo demonstrou em seu pelotão que o respeito é um dos maiores valores da vida e o mesmo cabe ser praticado por qualquer cidadão.
Fotos Oliveira Júnior
A capoeira foi um dos atrativos da IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, em Janaúba.

A IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial envolveu alunos, professores, profissionais da Educação e integrantes dos movimentos sociais urbanos e rurais que levaram para as ruas as suas tradições que ainda são resistentes. Muitas pessoas observaram atentamente os gestos e as apresentações dos mais diversos movimentos sociais.
Fotos Oliveira Júnior



A cultura gorutubana também se fez presente nesse ato. Mulheres trajando a tradicional blusa gorutubana feita de algodão. Houve até a demonstração móvel da confecção de roupa em tear – máquina de fabricar tecidos – muito utilizada antes e no início da criação de Janaúba.
Fotos Oliveira Júnior



Ainda na IV Caminhada da Promoção da Igualdade Racial foram perceptíveis a alegria, a simpatia e a beleza das mulheres – adultas, jovens e crianças – das comunidades janaubenses e gorutubanas. Os homens também mostraram a sua exuberância.
Fotos Oliveira Júnior








Entre um espaço e outro os estudantes e os participantes do ato alusivo ao Dia da Consciência Negra deram o recado em que pedem por atenção às tradições culturais e raciais, considerando que “Todos Somos Iguais. Só existe uma raça: a Humana”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA