CÂMARA DE VEREADORES MARCA A POSSE DO NOVO PREFEITO PARA AMANHÃ, SEXTA-FEIRA, DIA 23: VERDELÂNDIA

VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – Já tem data e horário que este município passará a ter novo prefeito. Pelo menos esse é o procedimento a ser adotado pela Câmara Municipal em cumprimento judicial. O advogado e ex-vereador Jarbas Soares Rocha se tornará o quinto prefeito de Verdelândia em 23 anos de emancipação dessa localidade.
Eleito em 2016 na condição de vice-prefeito, Jarbas Soares será empossado na titularidade do executivo municipal de Verdelândia amanhã, sexta-feira, dia 23 de novembro, às 8h. O site do jornalista Oliveira Júnior obteve a informação de que o legislativo extinguirá o mandato do atual prefeito Wilton Leite Madureira nesta quinta-feira, dia 22.
Foto PV
Praça de Santana, na cidade de Verdelândia.

Prefeito em terceiro mandato para o qual foi eleito em outubro de 2016, Wilton Madureira teve os seus direitos políticos e, consequentemente, o mandato cassado em decisão da Justiça com base em denúncia de prática de nepotismo durante o seu segundo mandato (2009 a 2012). Diante disso, Madureira não poderá continuar no cargo eletivo. Á Câmara Municipal cabe o procedimento em dá posse ao vice-prefeito, sem a necessidade de votação, uma vez que a decisão judicial foi em terceira instância.
Os vereadores foram comunicados oficialmente da decisão judicial na reunião ordinária de segunda-feira, dia 19. Contudo, será em reunião extraordinária às 18h desta quinta-feira, 22, que a mesa diretora do legislativo de Verdelândia declara a extinção do mandato do prefeito Wilton Madureira.
Nas seis primeiras eleições municipais em Verdelândia, Wilton disputou cinco e venceu quatro. Em 1996 foi eleito vereador e quatro mais tarde disputou a eleição majoritária e não foi sucedido. Mas, nas duas eleições seguidas – 2004 e 2008 – foi eleito e reeleito prefeito. Em 2012 elegeu o sucessor e em 2016 conseguiu, nas urnas, retornar ao poder executivo.
A família Madureira é influente politicamente no município de Verdelândia. Disputou diretamente de cinco eleições. Além de Wilton, a família Madureira ingressou o produtor rural Jackson Leite Madureira na história política do município. Ele disputou a primeira eleição para prefeito, em 1996. Não conseguiu o êxito, mas quatro anos adiante (2000) foi eleito vereador. Ou seja, nas duas primeiras eleições em que o produtor rural e ex-vereador por Janaúba José de Souza Gomes, o Zé de Tide, foi prefeito de Verdelândia (1997 a 2000 e de 2001 a 2004), os Madureira ocuparam vaga no legislativo na condição de vereador eleito: Wilton (eleito em 1996) e Jackson (eleito em 2000). Nas duas eleições seguintes, Jackson acompanhou o irmão Wilton sendo prefeito.
Na eleição de 2012 a família Madureira elegeu o sucessor Sebastião de Paula a prefeito e em 2016 viu Wilton retornar ao poder executivo. Há um ano, Jackson faleceu. Ele era um dos apoiadores do irmão.
De acordo com informações da Câmara Municipal, o advogado e vice-prefeito Jarbas Soares assumirá oficialmente a prefeitura de Verdelândia amanhã, sexta-feira, pela manhã. Jarbas foi vereador por dois mandatos neste município. Ele foi eleito em 2000 e reeleito em 2004. Jarbas não disputou a eleição seguinte e se dedicou às atividades profissionais no comércio regional e se formou em Direito, sendo professor universitário. Retornou à vida política na eleição de 2016 ocasião em que foi eleito vice-prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA