DEPUTADOS DO PREFEITO DE JANAÚBA FICARAM EM 5º, 17º E 21º LUGARES ENTRE OS MAIS VOTADOS NO MUNICÍPIO

  • O próprio prefeito de Janaúba teria dito que para ter prestigio junto ao governo era preciso que os seus deputados fossem majoritários, os mais votados no município
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pela tese do prefeito Carlos Isaildon Mendes (PSDB), a administração pública de Janaúba continuará sem prestígio junto aos governos. Pelo menos o povo demonstrou isso no dia 7 de outubro, nas eleições, ao conceder baixa votação aos deputados apoiados pelo prefeito. O estadual dele ficou em 5º lugar na votação em Janaúba e o federal de Isaildon conseguiu a 21ª colocação entre os candidatos a deputado federal votados em Janaúba. Os dois candidatos também tiveram apoio do ex-prefeito Ivonei Abade Brito (PSDB), padrinho político do atual prefeito.
O prefeito Carlos Mendes continua sem prestígio perante a população de Janaúba. Ele mesmo definiu essa situação uma semana antes da eleição. Numa reunião de campanha eleitoral na comunidade de Zé Faustino, região do bairro Boa Vista, o prefeito ao lado do seu padrinho político teria feito apelo aos moradores para votarem em seus candidatos a deputado de maneira a serem os mais votados. Para Isaildon, os seus deputados estadual e federal sendo majoritários em Janaúba lhe daria a condição de prestigio para reivindicar do governador e da presidência da República recursos para o município. O áudio dessa colocação do prefeito repercutiu negativamente na mídia, pois para alguns analistas o prefeito estaria condicionando, pelo menos é o que deixa a transparecer no áudio, a reforma na estrada da referida comunidade num possível apoio dos moradores aos seus candidatos.
Porém, de acordo com os dados da Justiça Eleitoral, o deputado estadual e o deputado federal de Isaildon e de Ivonei não serão majoritários em Janaúba. O deputado estadual Gil Pereira (PP), apoiado pelo prefeito e pelo ex-prefeito, teve 807 votos no domingo, apresentando uma redução de 63% em reação aos 2.227 votos obtidos em 2014.
Mendes e Abade apoiaram dois candidatos a deputado federal: Rodrigo de Castro e Aécio Neves, ambos do PSDB. O atual senador e ex-governador Aécio ficou com 534 votos na 17ª posição dos mais votados em Janaúba. O deputado federal reeleito Rodrigo de Castro teve apenas 378 votos e sendo o 21º mais votado neste município. Votação muito aquém do que o próprio deputado esperava, enquanto que em Jaíba o prefeito de lá juntamente com o povo deu ao Rodrigo de Castro a condição de deputado federal majoritário. Em Janaúba ele teve menos de 9% da quantidade de votos em Jaíba.
MAIS DERROTAS
O eleitorado de Janaúba confirmou no dia 7 passado que os candidatos apoiados pelo prefeito Carlos Isaildon e pelo ex-prefeito Ivonei fracassaram nas urnas, neste município. Por exemplo, o atual senador e ex-governador Antônio Anastasia (PSDB) ficou em terceiro lugar na eleição para governador em Janaúba, dia 7 deste mês. O tucano teve apenas 16% dos votos válido no município governado pelos tucanos. Apoiado pelo Isaildon e por Ivonei, o candidato Anastasia teve 5.064 votos, ficando atrás de Romeu Zema (Novo) com 13.267 votos (42,65% dos votos válidos) e de Fernando Pimentel (PT) com 12.252 votos (39,30% dos votos válidos). Em 2014, Pimentel venceu a eleição para governador em Janaúba com 76% dos votos válidos contra 21% dados ao Pimenta da Veiga (PSDB).
Quatro anos atrás, os petistas venceram a eleição presidencial em Janaúba com Dilma Rousseff conseguindo 68% dos votos contra 20,90% dados ao tucano Aécio Neves. Neste ano, os tucanos fracassaram nas urnas na eleição presidencial no solo janaubense. O candidato a presidente Geraldo Alkimin (PSDB), do mesmo partido do atual prefeito de Janaúba, ficou em quinto lugar com apenas 907 votos (2,35%), atrás de João Amoêdo (Novo) com 1.006 votos (2,93%) e de Ciro Gomes com 2.829 votos (8%). O campeão de votos na eleição presidencial neste município foi Fernando Haddad (PT) com 15.927 votos (46%), seguido por Jair Bolsonaro (PSL) com 12.812 votos (37%).
Apoiado por Ivonei e Isaildon, o candidato Dinis Pinheiro (SD) ficou em segundo lugar em Janaúba com 8.786 votos na eleição ao Senado que teve a ex-presidente Dilma (PT) em primeiro lugar com 15.510 votos. Miguel Correa (PT) com 7.652 votos e os senadores eleitos Carlos Viana (PHS) com 7.554 votos e Rodrigo Pacheco (DEM) com 7.319 votos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA