COM ATRASO, PREFEITURA DE JANAÚBA PAGOU HOJE, DIA 17 DE OUTUBRO, APENAS UM TERÇO (1/3) DO SALÁRIO DE SETEMBRO AOS PROFESSORES QUE NÃO SABEM QUANDO RECEBERÃO O RESTANTE

  • “Dia 15, recebemos elogios; dia 17, fomos humilhados por sermos professores”, cita uma educadora da Prefeitura de Janaúba
  • “É uma vergonha o que este prefeito está fazendo com nossa classe. Dividiu o pagamento das professoras em três vezes...”, completou a funcionária da Educação municipal de Janaúba
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “O prefeito (de Janaúba) está brincando com os servidores”. Essa foi a reação da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana), Marilea Barbosa Ribeiro, diante da decisão da atual administração em continuar atrasando o pagamento do funcionalismo e persistir, desde de junho, em parcelar o salário dos profissionais da Educação do município.
“É uma vergonha o que este prefeito está fazendo com nossa classe”, declarou uma educadora ao site do jornalista Oliveira Júnior ao tomar conhecimento que somente nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, é que o seu salário foi disponibilizado. Essa professora (preferimos não citar o nome) e demais profissionais da rede municipal de Ensino de Janaúba receberam apenas um terço (1/3) do salário referente ao mês de setembro, em que houve a efetiva prestação de serviço.
Para piorar a situação, esses servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação não sabem quando receberão o restante do salário. Desde junho deste ano a atual administração da Prefeitura de Janaúba tem preterido os educadores quanto ao pagamento salarial. De lá para cá os professores e pedagogos receberam 50% do salário no dia em que houve a liberação, mesmo com atraso, do salário dos demais funcionários públicos municipais.
“Dia 15 fomos elogiados, por sermos professores. Dia 17 fomos humilhados por sermos professores”, comentou ironicamente a educadora ao referir uma mensagem da administração pela passagem do Dia do Professor, ocorrido na segunda-feira, dia 15. Contudo, os educadores e demais servidores passaram esse dia do Professor e também o feriado do Dia das Crianças, sexta-feira passada, dia 12, sem o devido recurso financeiro.
Na semana passada, a diretoria do Sindijana tentou junto à administração a liberação imediata do pagamento salarial de todos os servidores, contudo o esforço dos representantes dos servidores foi em vão. Nem mesmo o prefeito recebeu a diretoria, na verdade, conforme foi evidenciado, o prefeito viajou e esteve ausente da cidade. O pagamento foi liberado ontem, terça-feira, dia 16, ressaltando com onze dias de atraso, uma vez que o 5º dia útil foi dia 5 deste mês.
Mais uma vez, os funcionários da Educação, especificamente os professores e os pedagogos, foram discriminados e tiveram os seus salários parcialmente liberados um dia depois. Na tarde desta quarta-feira, dia 17, a diretoria do Sindijana informou ao site do jornalista Oliveira Júnior que tomará providência acerca desse descaso com o funcionalismo. “Encaminharemos um ofício ao prefeito e à Câmara Municipal, principalmente aos vereadores da Comissão de Educação, certificando lhes sobre a insatisfação da categoria diante dos atrasos e parcelamentos dos salários nos últimos cinco meses”, informou Marilea Barbosa.
GREVE
A justificativa da atual administração para o atraso na liberação da folha de pagamento dos servidores da prefeitura estaria relacionada à demora de repasse governamental para o município. No entanto, a categoria contesta diante do fato de que em outros municípios vizinhos à Janaúba – também afetados com a retenção do governo de parte das transferências constitucionais – os salários são pagos em dia e até de maneira antecipada.
Diante da persistência da atual administração em não manter uma regularidade quanto ao pagamento do funcionalismo e, nos últimos cinco meses, tendo os professores recebidos de forma parcelada, não está descartada uma paralisação das atividades a qualquer momento e a mesma ganharia força na próxima semana com a adesão dos professores, já que eles se encontram em recesso nesta semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA