ELEIÇÃO PARA O GOVERNO DE MINAS TEM 9 CANDIDATOS; CONCORRÊNCIA PARA DEPUTADO É DE 16 CANDIDATOS POR VAGA

  • São 1.305 candidatos para as 77 vagas de deputado estadual e 849 candidatos na disputam das 53 vagas de deputado federal por Minas Gerais 
  • Pelo menos 15 candidatos disputam as 2 vagas de Senador por MG; neste ano o eleitor pode votar em até dois candidatos ao Senado 
  • Saiba quem são os candidatos a governador e vice-governador e também a senador 
  • 8 homens e uma mulher disputam o governo mineiro
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Encerrou no final da tarde de ontem, quarta-feira, dia 15 de agosto, o prazo para requer o registro de candidatura aos cargos nas eleições deste ano. Em Minas Gerais o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) recebeu o pedido de registro de 9 candidatos ao Governo do Estado.
De acordo com a Justiça Eleitoral, esse é o maior número de postulantes na eleição majoritária para governador em Minas. Das nove candidaturas na sucessão estadual, cinco são individuais e quatro por intermédio de coligações.
SAIBA QUEM SÃO OS CANDIDATOS A GOVERNADOR E VICE
Os candidatos a governador de Minas Gerais são, por ordem alfabética: Alexandre Flash (Sebastião Pessoa), Antônio Anastasia (Marcos Montes), Claudiney Alves (Leandro Gusmão), Dirlene Marques (Sara Azevedo), Fernando Pimentel (Jô Moraes), João Mares Guia (Abraão Gracco), Jordano dos Santos (Victória Mello), Márcio Lacerda (Adalclever Lopes) e Romeu Zema (Paulo Brant).
8 HOMENS E UMA MULHER DISPUTAM O GOVERNO
Dos nove candidatos ao executivo estadual há uma mulher e entre os candidatos ao cargo de vice-governador (a) tem três do sexo feminino. Entre os 9 candidatos a governador, dois já venceram as eleições majoritária no estado: Antônio Anastasia (hoje senador, foi governador e vice-governador) e Fernando Pimentel (atual governador).
QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO SENADO POR MG
Para o cargo de senador por Minas Gerais, foram apresentados quinze pedidos de registro de candidatura, cada um com os seus dois respectivos suplentes. Neste ano, serão disputadas duas vagas para o Senado.
Os candidatos ao Senado por Minas Gerais, por ordem alfabética, são: Ana Paula Alves, Alcindor Ribeiro, Carlos Eduardo Menezes, Carlos Viana, Dilma Rousseff, Dinis Pinheiro, Duda Salabert, Edson André, Élio Lacerda, Jaime Martins, Jorge Luna, Rodrigo Pacheco, Rodrigo Paiva, Túlio César Lopes e Vanessa Portugal Barbosa.
MAIS DE 800 CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL: 53 VAGAS
O Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais recebeu 849 pedidos de registro de candidatura ao cargo de deputado federal, sendo que houve a apresentação de 16 chapas. A representatividade mineira na Câmara dos Deputados corresponde a 53 parlamentares. Diante disso, a concorrência para deputado federal é de 16 candidatos por vaga.
1.300 CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL: 77 VAGAS
Pelo que consta nos dados do TRE mineiro, são 1.305 candidatos em busca de espaço na Assembleia Legislativa do estado. Foram apresentadas 19 chapas nessa eleição proporcional. O poder legislativo de Minas Gerais possui 77 vagas, sendo assim a concorrência ao cargo de deputado estadual é de 17 candidatos por vaga.
A partir de hoje a Justiça Eleitoral começa a analisar a documentação de todos os candidatos. A campanha eleitoral inicia também nesta quinta-feira, 16 de agosto. É possível que no transcorrer da campanha alguns candidatos tenham o pedido de registro impugnado pela Justiça, podendo ou não o candidato tentar regularizar a situação e continuar no páreo.
Há possibilidade ainda de alguns candidatos optarem pela renúncia da candidatura e, com isso, o partido ou coligação poderá ou não substituir por outro candidato dentro do prazo previsto na legislação vigente. Em eleições passadas já ocorreram caso em que candidatos com pendências foram votados e tiveram os votos anulados diante de decisão judicial posterior que manteve a impugnação do referido candidato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA