JANAÚBA PERDE, NESSE DOMINGO, 29 DE JULHO, A DONA LIA DE TINHÔ, AOS 94 ANOS

VIÚVA DE GENTIL LIMA E MÃE DO EX-VEREADOR TONÃO NEVES, DAS PROFESSORAS FINA, SOCORRO, CIDA, FÁTIMA, LOURDINHA, JOSÉ GENTIL, TIÊ, BATATA, RENATÃO E ROBERTO
Fotos álbum de família
Dona Lia de Tinhô. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Domingo, dia 29 de julho, a cidade de Janaúba amanheceu com a informação da morte de dona Lia, a matriarca de uma tradicional família deste município, a Neves Gomes Lima. Aos 94 anos de idade a dona Lia de Tinhô deu o último suspiro. Foi o último momento de convivência dela entre os familiares e amigos.
Faltavam menos de duas semanas para ela completar mais um ano de vida. Lia de Tinhô nasceu no dia 10 de agosto de 1923. Ela era viúva de Gentil Lima com quem constituiu uma família a qual muito tem contribuído com o desenvolvimento de Janaúba.
Com garra e determinação, Lia de Tinhô seguiu a sua missão de criar a família. Mesmo com algumas dificuldades, ela foi firme e numa atitude de guerreira viu os filhos crescerem, aprimorarem os conhecimentos e constituírem famílias. Todos recebiam o afeto materno e isso era retribuído sempre com a reunião da família para, juntos com dona Lia, compartilharem o momento feliz da vida. Uma tradição familiar.

Dona Lia de Tinhô.
A residência na rua Francisco Sá tem sido uma referência na história de Janaúba. Lia de Tinhô fazia questão todo fim de ano montou na sala um presépio o qual era visitado por crianças e adultos. Ela dedicava toda a atenção para armar esse presépio, símbolo do nascimento de Jesus.
O quintal da casa às vezes era ocupado pelos filhos e amigos, na fase da adolescência e juventude, que improvisavam um pequeno circo. Dona Lia acolhia essa turma, maior parte da vizinhança. Todos se divertiam nesse circo montado com os lençóis e cobertas, cadeiras e bancos.
O casal Lia de Tinhô e Gentil Lima teve os filhos José Gentil, Lourdinha, Fátima, Socorro, Cida, Fina, Batata, Tiê, Tonão, Renato e Roberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA