FAMÍLIA DO JATAÍ, EM JANAÚBA, MANTÉM A TRADIÇÃO JUNINA: O “ARRAIÁ DA MÃE ZEZÉ”

Fotos divulgação


Zelita Pereira dos Santos mantém a tradição junina na comunidade de Jataí, em Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em cada canto da cidade e das comunidades rurais tem sido notável o clima alegre em decorrência das festividades juninas. Neste mês ocorrerem em três ocasiões distintas: o Santo Antônio (13 de junho), o São João (ontem, dia 24) e o São Pedro, (dia 29). Mas, as comemorações acontecem ao longo do mês e até invade o mês de julho.

A comunidade de Jataí, município de Janaúba, foi literalmente iluminada com a fogueira e os fogos de artifícios essa semana. Dona Zelita Pereira dos Santos, a Zezé do Jataí, manteve acesa essa tradição junina. Juntamente com os familiares e amigos, dona Zezé do Jataí preparou a sua residência para a festividade de São João. A casa foi transformada em “Arraiá da Mãe Zezé”.


Isso faz parte da família e foi iniciada pelo saudoso David Medeiros da Silva, esposo de dona Zelita. Por muito tempo o casal abriu as portas da casa para receber as visitas e comemorar o São João. Entre uma prosa e outra, os convidados de David e Zelita seguiam a tradição da levantada da bandeira de São João. Era o evento mais esperado do Jataí. David faleceu, mas a sua família mantém esse gesto tradicional que ele comandou e alegrou a todos.



Na sexta-feira, dia 22 de junho, dona Zelita, a Zezé do Jataí, realizou aquilo que ela cultivou juntamente com o saudoso David: o “Arraiá da Mãe Zezé”. Familiares e amigos se interagiram e degustaram de comidas típicas, sobretudo a canjica. Não faltou o “quentão”. Também apreciaram a levantada da bandeira de São João e o momento revelador dos “ladrões” da bandeira de São João, no ano passado. No semblante de Zezé do Jataí a alegria em proporcionar esses momentos tradicionais da comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA