ANATER INVESTE MAIS DE R$ 2 MILHÕES EM ASSISTÊNCIA AOS AGRICULTORES FAMILIARES DOS PROJETOS JAÍBA E GORUTUBA

Serão beneficiados 800 produtores, sendo 200 em Nova Porteirinha e 600 em Jaíba

Projeto será lançado amanhã, sexta-feira, dia 8 de junho, em Nova Porteirinha e em Mocambinho, no Projeto Jaíba

NOVA PORTEIRINHA (por Jerusia Arruda) – Uma parceria entre a Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai possibilitar o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural (Ater) nos Perímetros Irrigados do Jaíba e Gorutuba, no Norte de Minas Gerais.
Será lançado amanhã, sexta-feira, dia 8 de junho, às 15h, no auditório da Epamig, em Nova Porteirinha, o projeto que tem como objetivo implementar ações que promovam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, contribuindo para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade econômica e social nos dois perímetros.
Para execução do projeto serão investidos R$ 2.487.659,00, integrando 800 agricultores familiares, sendo 600 no Perímetro Irrigado do Jaíba, no município de Jaíba, e 200 no Perímetro Irrigado do Gorutuba, em Nova Porteirinha, que receberão acompanhamento técnico, no período de junho de 2018 a dezembro de 2020. Esse projeto também será lançado em Jaíba, mais precisamente no distrito de Mocambinho, às 10h30, de amanhã, sexta-feira, dia 8.
Os agricultores familiares serão beneficiados com ações que vão assegurar oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater, apoio à capacitação tecnológica e gerencial em bases sustentáveis, extrativismo e organização comunitária, com vistas a promover novas alternativas de mercado e agregação de valor à produção.
O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, que durante muito tempo trabalhou como gerente da Emater, em Janaúba, destaca a importância da iniciativa para a manutenção do serviço de assistência técnica nos dois perímetros. “Tenho acompanhado, desde sempre, os dois projetos, que são tão importantes para a economia sustentável do Norte de Minas e, diante das dificuldades ora enfrentadas, essa parceria vai garantir que o serviço de assistência técnica não sofra uma descontinuidade. Ao contrário, a tendência é que o número de famílias assistidas seja ampliado”, destaca.
Para o presidente da Emater-MG e vice-presidente da Asbraer, Glenio Martins de Lima Mariano, “a parceria entre Anater e Emater-MG para o trabalho no Jaíba e Gorutuba beneficia regiões com produção irrigada que geram muitos empregos, promovem desenvolvimento local e servem de modelo, especialmente para fruticultura, em todo Estado de Minas Gerais. Esse projeto exige assistência técnica muito especializada, com grandes equipes, e esta parceria nos permite manter este trabalho”, avalia o presidente. (Fonte: Ascom/Anater)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA