AMANHÃ, SEXTA-FEIRA, 8 DE JUNHO, SERÁ FERIADO EM JANAÚBA: DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PADROEIRO DO MUNICÍPIO

Lojas, bancos e órgãos públicos em Janaúba deverão fechar amanhã, sexta-feira

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Hoje, quinta-feira, dia 7 de junho, o comércio e órgãos públicos funcionam normalmente. Porém, amanhã, sexta-feira, dia 8, as lojas em Janaúba estarão fechadas e não haverá expediente nas repartições públicos. Isso porque amanhã será feriado no município de Janaúba, conforme lei municipal amparada por legislação federal.
Nesta sexta-feira, 8 de junho, será o dia do Sagrado Coração de Jesus, que é padroeiro de Janaúba. Diante disso, amanhã, sexta-feira, será feriado em todo o município janaubense. A data do Sagrado Coração de Jesus é móvel, varia a cada ano, e sempre ocorre no oitavo dia após a data referente ao dia de Corpus Christi, geralmente numa quinta-feira e muda anualmente.
O dia do padroeiro de Janaúba, feriado no município, sempre ocorre numa sexta-feira, a segunda sexta-feira após o feriado de Corpus Christi. Pela legislação municipal, amparada por lei nacional, os quatro feriados municipais de Janaúba são: a Sexta-Feira Santa, Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus, todos em data móvel; e o dia de São João Batista, 24 de junho. Isso é o que estabelece a Lei Federal 9.093 de 1995, estipulando que é de direito ao município decretar até quatro feriados locais – mantendo para todos a Sexta-Feira Santa – sendo que os mesmos têm que ser datas religiosas tradicionais.
COMÉRCIO
É comum nos feriados, seja municipal ou nacional, as repartições públicas e o comércio não funcionarem. Caso haja o descumprimento é de responsabilidade do poder público local, nesse caso a prefeitura, fiscalizar.
Baseado nessa lógica, entende-se que amanhã, sexta-feira, dia 8 de junho, padroeiro do município de Janaúba, não haverá expediente na prefeitura, escolas e demais órgãos públicos, assim como as agências bancárias estarão fechadas. Nesses setores o atendimento ao público retornará na segunda-feira, dia 11.
Com relação ao comércio, a tendência é de que as lojas de um modo geral fechem amanhã, sexta-feira, e reabrem no sábado, dia 9, pela manhã com atendimento até o meio-dia, segundo legislação municipal em vigência há mais de 30 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA