TERMINA DEPOIS DE AMANHÃ, QUARTA-FEIRA, 9 DE MAIO, O PRAZO PARA TIRAR OU REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR

  • Cartório Eleitoral estará aberto do meio-dia às 18h 
  • Dúvidas e informações específicas de cada um dos municípios no Disque-Eleitor, telefone 148 
  • Janaúba tem 51 mil eleitores, 300 a mais em relação à última eleição
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Faltam cinco meses para a realização das eleições quando os brasileiros poderão escolher os novos governantes (presidente da República e governadores de Estado) e legisladores (senadores, deputados federais e deputados estaduais). Somente o detentor de título de eleitor poderá votar nos candidatos ou até mesmo justificar o voto.
Quem ainda não possuir o título de eleitor ou queira regularizar o documento ou sua situação perante à Justiça Eleitoral tem até o final da tarde da próxima quarta-feira (depois de amanhã), dia 9 de maio, para comparecer ao cartório eleitoral e se manter em condições legais de eleitor. A partir de 10 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado e só será reaberto após as Eleições 2018.
Em Janaúba, o Cartório Eleitoral funciona na rua Américo Soares esquina com a rua Álvaro da Silva Lopes, perto do mercado municipal e da rodoviária desta cidade. O horário padrão de atendimento nos cartórios do interior é de meio-dia às 18h.
O site do jornalista Oliveira Júnior apurou junto à Justiça Eleitoral que estão cadastrados no município janaubense 51.416 eleitores – 300 a mais em relação aos que estavam aptos para votar em 2016 – conforme levantamento de março último. No mesmo período haviam 5.271 eleitores em Nova Porteirinha e 6.618 eleitores em Verdelândia.
Já em Matias Cardoso eram 6.584 eleitores cadastrados, 10.372 em Mato Verde, 7.460 em Riacho dos Machados e 23.010 eleitores no município de Jaíba, até o primeiro trimestre deste ano. Eram 17.737 eleitores em Monte Azul, 21.634 em Espinosa, 4.213 em Catuti, 4.265 em Gameleiras, 3.839 em Serranópolis de Minas.
No município de Porteirinha tinham 31.002 eleitores cadastrados até março deste ano, enquanto que em Mamonas eram 5.651. Já em Pai Pedro pelo menos 4.897 moradores estavam aptos, segundo a Justiça Eleitoral, a votar nas eleições deste ano.
O QUE É PRECISO PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR
Para tirar o título de eleitor, basta levar documento de identidade original com foto ou certidões de nascimento ou de casamento (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.
Quem quiser pedir a transferência do domicílio eleitoral deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título (se ainda o possuir), um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.
Dúvidas e informações específicas de cada um dos municípios podem ser consultadas no Disque-Eleitor, telefone 148.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA