JANAÚBA ESTÁ NO ROTEIRO DE 56 CIDADES BRASILEIRAS QUE VÃO DESENVOLVER PESQUISAS UNIVERSITÁRIAS EM MESA DE BAR

Rodada de intercâmbio com pesquisadores de universidades mineiras em Janaúba será na próxima semana, durante três noites, em dois bares da cidade: entrada gratuita

Estarão em debate as alternativas para o semiárido, energia solar, a qualidade da carne, a filosofia da cachaça e a física da cerveja, entre outros assuntos


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Você já deve ter ouvido a expressão que, às vezes, boteco também é cultura. Com ou sem questionamento, é possível deduzir que isso tem algum fundamento e poderá ser mais do que comprovado na cidade de Janaúba na próxima semana. Não somente cultura, mas também a pesquisa universitária estará sob a mesa de bar entre os dias 14 e 16 de maio. O acesso será gratuito.
Ledo engano quem pensa que isso seja incentivo ao uso de bebida. Frequentar bar ou boteco não implica em dizer que o cidadão ou cidadã estará indo ingerir bebida, digamos, não apropriada. O contexto do que referimos envolve a aquisição ou aprimoramento do conhecimento e, é claro, consolidando o convívio social.
De segunda-feira, dia 14, a quarta-feira, 16, da próxima semana a cidade de Janaúba estará inserida no Pint of Science, evento internacional e que agrega, principalmente, estudantes de faculdades e universidades. Mas, qualquer cidadão poderá participar, gratuitamente, dessa ideia surgiu que depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um encontro com pesquisadores, em 2012.
O que eles propuseram será executado em Janaúba. Pesquisadores de duas importantes universidades de Minas Gerais, caso da UFSJ e UFU, trarão temas relacionados à pesquisa e extensão num ambiente descontraído, como a mesa de bar. Aqui, esse intercâmbio se dará na Claudius Churrascaria & Pizzaria e no Girus Open Bar, dois dos mais frequentados ambientes desta cidade.
A inclusão de Janaúba ao Pint of Science conta com o apoio do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e também da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), todas essas três instituições com campus em Janaúba.
De acordo com Diêgo Giovani Pereira Silva, Agente de Inovação Território Norte de Minas, o Pinto of Science em Janaúba contará com dois palestrantes por dia nos bares. O evento terá início às 19h em cada uma das três datas, simultaneamente, nos dois bares. Ele destaca a oportunidade, uma vez que Janaúba está entre as 56 cidades brasileiras, 13 em Minas Gerais, a receberem o evento que ocorreu ainda em 20 países, este ano.
Os idealizadores Michael Motskin e Praveen Paul organizaram, em 2012, um encontro com pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto as pesquisas que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que pesquisadores pudessem sair das universidades, laboratórios e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas e assim, no ano seguinte, surgiu o Pint of Science.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Claudius Churrascaria (Rua Rio Preto, 91, bairro Esplanada)

Segunda-feira, dia 14/05, 19h30: Como as tecnologias disruptivas estão mudando nossas vidas. – Felipe Cézar de Castro Antunes (IFNMG-Janaúba)
Tecnologia na prevenção à lavagem do dinheiro. – Willian Gigliotti (CTO na AML e associado fundador do IPLD).
Terça-feira, dia 15/05, 19h30: Big Data/Analytics, Blockchains e Internet das Coisas: O que é tudo isso e como está influenciando no mercado de trabalho. – Alexandre Bento Melo (UFU-Patos de Minas).
Blockchain aplicado a contratos inteligentes. – Marcelo Ferreira Rego (UFVJM- Diamantina).
Quarta-feira, dia 16/05, 19h30: Qualidade da carne. – Pedro Veiga Rodrigues Paulinho (Cargill).
Ciência e produção de leite nos trópicos. – Leovegildo Lopes de Matos (Empraba).

Girus Open Bar ( Avenida Edilson Brandão Guimarães, 434, avenida Beira-Rio, BR-122, bairro São Gonçalo)

Segunda-feira, dia 14/05, 19h30: A filosofia da cachaça. – Admilson Eustáuqio Prates (IFNMG-Salinas).
A física da cerveja. – Ricardo de Carvalho Falcão (UFSJ-Campus Alto Paraopeba).
Terça-feira, dia 15/05, 19h30: Calma jovem, Startup é uma empresa! – Empreendedorismo Digital. – Renan Teixeira (SEDECTES - Minas Digital).
Culturas Alternativas para regiões Semi-Àridas. – Victor Martins Maia (Unimontes-Janaúba).
 Quarta-feira, dia 16/05, 19h30: Energia Solar – Como podemos aproveitá-la? – Thiago Franchi Pereira da Silva (Professor do IECT da UFVJM).
O mercado brasileiro de energia solar. – Hugo Gerardo Zanocchi Garcia (Mori Energia Solar) e Márcio Eli Moreira de Souza (Efficientia S.A). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA