PROFESSOR E ESTUDANTES DE JANAÚBA SE MOBILIZAM PARA DOAREM SANGUE AO HEMOMINAS, EM MONTES CLAROS. MAS O TRANSPORTE TEM SIDO O EMPECILHO

  • Equipes de captação de doadores entendem que a Prefeitura de Janaúba tem que ser mais sensível quanto ao apoio, principalmente no transporte, dessa ação humana e voluntária
  • Janaúba é o que mais tem necessitado dos hemoderivados, porém é o município que pouco tem contribuído em relação à doação de sangue
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Apesar das dificuldades encontradas, um grupo de voluntários desta cidade não desanima e age por amor no sentido de repor o estoque do banco de sangue através do qual as unidades hospitalares de Janaúba são atendidas por hemoderivados coletados pelo Hemominas situado na cidade de Montes Claros. No entanto, conforme levantamento do Hemominas, as unidades de saúde de Janaúba são as que mais têm necessitado dos hemoderivados, porém o município vem sendo um dos poucos em relação à doação de sangue.
Foto divulgação
Professor e enfermeiro Leandro Rodrigues e estudantes do curso Técnico em Enfermagem: voluntários para repor o estoque do banco de sangue.

Diante dessa constatação, o enfermeiro Leandro Rodrigues faz parte de um grupo de captadores de doadores de sangue. Com atuação profissional em hospital e professor de curso de Técnico em Enfermagem em Janaúba, Leandro vem sensibilizando os moradores, principalmente os seus alunos do curso profissionalizante, a incorporarem a legião de voluntários com o intuito de assegurar um maior volume ao banco de sangue para, em caso de precisão, atender a pacientes com necessidade de transfusão.
A iniciativa do enfermeiro e professor Leandro Rodrigues, respaldado pelos alunos, se junta ao ato incansável da equipe de captação do banco de sangue de Janaúba que às quintas-feiras, quinzenalmente, se disponibiliza a levar voluntários para doarem sangue no Hemominas, isso após serem submetidos ao serviço de triagem que é feito no início da semana para definir se o cidadão estar ou não apto a doar o sangue.
Assim como a equipe tradicional de captação tem enfrentado ao longo do tempo, Leandro e estudantes também depararam com algumas barreiras as quais são transponíveis, mas, perante o grau de necessidade esses obstáculos não poderiam ter sido provocados. Isso refere ao transporte dos moradores de Janaúba para exercerem o gesto voluntário e humanitário quanto à doação de sangue no Hemominas, na cidade de Montes Claros.
Em contato com o site do jornalista Oliveira Júnior, o enfermeiro lamenta ao que classifica como possível falta de comprometimento do poder público nessa questão. Com persistência, esse grupo de captadores e doadores obteve por parte da prefeitura de Janaúba um veículo utilitário, contudo o combustível para a viagem de caráter voluntário não foi disponibilizado.
O grupo iria aproveitar o feriado nacional de sábado, dia 21 de abril, para conduzir os doadores de Janaúba ao Hemominas. Mais um empecilho. A municipalidade não disponibilizava de motorista por ser feriado. O jeito foi recuar, porém jamais desistir. Imediatamente, o enfermeiro e professor Leandro Rodrigues entrou em contato com a equipe de captação do hospital da Fundajan, a qual tem conseguido meio de transporte graças à parceria com o Lions Clube de Janaúba, e incorporou o seu grupo à turma que seguirá na quinta-feira, dia 26 de abril, para a doação de sangue no Hemominas.
A expectativa dos grupos de captadores é de que os moradores potenciais de doação procurem as equipes da agência do banco de sangue tanto no hospital da Fundajan quanto no Hospital Regional de Janaúba e se habilitem a serem voluntários na doação de sangue. Os captadores também entendem que o poder público tem que ser mais sensível quanto ao apoio, principalmente no transporte, dessa ação humana e voluntária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA