JANAÚBA - MINAS GERAIS

SITE COM NOTÍCIAS DE JANAÚBA E DOS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DA SERRA GERAL, NO NORTE DE MINAS.

DATA

Pesquisar este blog

INFORME

INFORME PUBLICITÁRIO

terça-feira, 17 de abril de 2018

CASO PREVIJAN: FUNCIONÁRIO QUE DENUNCIOU O PREFEITO DE JANAÚBA AVISA AOS VEREADORES QUE PREFEITURA NÃO LHE PAGA HÁ 5 MESES

  • POR 14 A 0, VEREADORES MANDAM A CPI PROSSEGUIR A INVESTIGAÇÃO COM PODER DE CASSAÇÃO DO MANDATO DO PREFEITO DE JANAÚBA

  • PREFEITO DISSE QUE NÃO COMETEU ILEGALIDADE NESSE CASO

  • ATUAL PREFEITO FOI, EM 2016, QUANDO ERA VEREADOR, AUTOR DO PEDIDO QUE CRIOU E PRESIDIU OUTRA CPI SOBRE A FALTA DE REPASSE DE RECURSO AO PREVIJAN PELA PREFEITURA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Algumas pessoas já devem ter ouvido a expressão “um dia da caça, outro dia do caçador”. Isso reflete ao momento atual quando se refere a repasse de recurso financeiro ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Previjan) pela Prefeitura de Janaúba. Há algum tempo a previdência municipal alega que o executivo local não destina o recurso lhe devido. Em menos de dois anos o caso é exaustivamente debatido e motivo de duas CPIs (Comissão Processantes) na Câmara Municipal.
VOTAÇÃO DE POSSÍVEL CASSAÇÃO EM DOIS MESES
Ontem, segunda-feira, dia 16 de abril, a Câmara de Janaúba manteve o sinal verde para que a CPI avança nas investigações de denúncia sobre descumprimento do executivo municipal perante ao Previjan no que tange a repasse de recurso. Por unanimidade, ou seja, 14 a 0, os vereadores querem que a comissão busque esclarecimentos sobre a denúncia formulada pelo servidor público municipal Osvaldo Antunes Farias em que aponta possível falha da diretoria do Previjan e do prefeito Carlos Isaildon Mendes. Carlos Mendes disse que não cometeu ilicitude nesse caso.
A comissão tem o prazo em torno de 60 dias para concluir os trabalhos e, com isso, com base em análise e votação dos vereadores, a Câmara poderá ou não cassar o mandato do atual prefeito.
O JOGO
Os dois principais personagens, o denunciante e o denunciado, já acumulam um bom enredo para uma história política administrativa um tanto envolvente. Primeiro, ao figurar como denunciante, o funcionário Osvaldo Antunes põe no cenário público e político a característica que ele muito bem aplicou no esporte. Osvaldo foi um exímio jogador de futebol em Janaúba. Firme e atencioso, ele exerceu a função de volante cuja atribuição foi desarmar o adversário. O público que quase lotava o estádio do Tupizão aplaudia Osvaldo, que ajudou o sistema defensivo e ataque do Olaria, do bairro Cerâmica.
Do outro lado do atual enredo tem o prefeito Carlos Mendes, que também é um jogador. Mendes não demonstrou a sua habilidade em campo quanto ao seu hoje oponente Osvaldo. Mas, ultimamente o atual gestor público ainda participa de futebol society. Fora das quatro linhas do campo, Osvaldo e Carlos até já atuaram juntos. Isso no ano passado.
SEM PAGAMENTO
Servidor público efetivo há 24 anos na função de pedreiro, Osvaldo Antunes é funcionário da Prefeitura de Janaúba, inclusive, segundo ele, exercendo o mandato de presidente do Sindicato dos Servidores da Limpeza Pública de Janaúba. Nessa condição, ele estaria liberado da função concursada para representar o pessoal da limpeza. Porém, há um impasse entre ele e o atual prefeito, este, através da sua equipe de governo e baseados em legislação, não reconhecem a legalidade da entidade que Osvaldo preside e, diante disso, no entendimento da atual administração, teria que se apresentar e atuar na função de pedreiro.
Osvaldo, por sua vez, explica que conseguiu uma liminar na Justiça assegurando a funcionalidade do Sindicato do Pessoal da Limpeza e, sendo assim, estaria dispensado do cargo de origem. Porém, ontem, segunda-feira, dia 16 de abril, na reunião da Câmara Municipal, o funcionário Osvaldo avisou que há 5 meses não recebe o seu salário. Conforme a folha de pagamento do funcionalismo da prefeitura, o salário de Osvaldo é descontado 100%. Isso deduz que a administração estaria considerando que esse servidor estaria faltoso à sua atividade de servidor efetivo.
ESTRANHEZA E ALIADOS
No período em que que foi vereador deste município, de 2013 a 2016, Carlos Mendes e Osvaldo Antunes, presidente do Sindicato da Limpeza, viviam momentos de estranheza entre si nas suas respectivas funções representativas. Ás vezes ocorriam o embate dos dois. Em 2016, Mendes foi candidato e eleito prefeito. Antunes não teve êxito na eleição para vereador. Houve uma aproximação entre os dois. Ao assumir a prefeitura, Carlos Mendes nomeou Osvaldo Antunes para cargo comissionado na coordenação de seção da limpeza pública. No final do primeiro semestre, em junho passado, Osvaldo foi exonerado do cargo. O motivo da “demissão” não foi tornado público. Ele retornou à presidência do sindicato, mas deparou com o ato do executivo em não reconhecer a entidade sindical.
DENUNCIADO, ATUAL PREFEITO JÁ PRESIDIU A CPI DO PREVIJAN

Quase dois anos atrás, no dia 23 de maio de 2016, a Câmara Municipal instituiu uma CPI para averiguar a denúncia formulada pelo presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Previjan), Edivaldo José da Silva, com relação à falta de repasse ao instituto. O então vereador Carlos Mendes foi um dos parlamentares municipais que assinaram o pedido pela criação dessa CPI. Coube ao então vereador Carlos Mendes (atual prefeito) a função de presidente dessa CPI, em 2016, e verificar a ocorrência do não repasse por parte da prefeitura da contribuição dos servidores públicos municipais junto ao Previjan.

Nenhum comentário:

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

VÍDEO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE E REALIZAÇÕES DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Vídeo sobre as realizações e representatividade do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, gestão do presidente José Aparecido Mendes.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 VÍDEO COM O RESUMO DO QUE ACONTECEU - 29 de maio a 7 de junho 2015

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba

34ª EXPÔJANAÚBA: José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no encerramento da 34ª ExpôJanaúba, dia 7 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO SOBRE A 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Vídeo referente à 33ª ExpôJanaúba realizada no período de 30 de maio a 8 de junho de 2014. Produção: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo

34ª EXPÔJANAÚBA - Reportagem da InterTV Grande Minas/Globo
InterTV Rural deste domingo, 24 de maio, aborda sobre a 34ª ExpôJanaúba, de 29 de maio a 7 de junho de 2015.

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS

SINDICATO RURAL DE JANAÚBA COBRA APOIO DOS GOVERNOS
ZÉ APARECIDO PEDE AO SECRETÁRIO ESTADUAL PAULO GUEDES QUE SE EMPENHE JUNTO AOS GOVERNOS DE MINAS E FEDERAL PARA SOCORRER O NORTE DE MINAS, PRINCIPALMENTE À AGROPECUÁRIA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA 2014 - AGRADECIMENTO DE ZÉ APARECIDO, PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
Produção da Assessoria de Imprensa e Marketing do Sindicato Rural de Janaúba. Montagem de Paulo Henrique Ribeiro. Áudio do Stúdio Fábrica do Áudio.

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014

VÍDEO ENCERRAMENTO DA 33ª EXPÔJANAÚBA 2014
Pronunciamento de José Aparecido Mendes, presidente do Sindicato Rural de Janaúba, no término da 33ª ExpôJanaúba, no dia 8 de junho de 2014. Filmagem de OLiveira Júnior, Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013

VÍDEO DA 32ª EXPÔJANAÚBA – de 30 de maio a 9 de junho de 2013
Acompanhe uma síntese do que aconteceu na 32ª ExpôJanaúba – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba – ocorrida entre os dias 30 de maio e 9 de junho de 2013 numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Vídeo produzido pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba-MG.

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012

VÍDEO DA 31ª EXPÔJANAÚBA 2012
Vídeo da 31ª ExpôJanaúba, realizada de 1º a 10 de junho de 2012. Produzido pela assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA

33ª EXPÔJANAÚBA - SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
33ª ExpôJanaúba, realização da diretoria 2013-2015, presidente José Aparecido Mendes Santos

VÍDEO DA 34ª EXPÔJANAÚBA 2015 - Realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba

EM DEFESA DA ÁGUA - dupla Kaio Marques e Nataly

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 POLÍCIA MILITAR
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 CORPO DE BOMBEIROS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS

DESFILE CÍVICO JANAÚBA 2013 GUARDA MIRIM VETERANOS
Desfile cívico realizado em Janaúba-MG com a participação dos veteranos da Guarda Mirim de Janaúba, dia 7 de setembro de 2013, na avenida do Comércio.

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014

FANFARRA DA ESCOLA ESTADUAL RÔMULO SALES AZEVEDO DESFILE 2014
Apresentação da fanfarra da Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo, de Janaúba, no desfile cívico de 7 de setembro de 2014. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento

34ª EXPÔJANAÚBA 2015: Huarrisson Antunes, o Bionicão, encerramento
34ª ExpôJanaúba: pronunciamento do vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão, dia 07 de junho de 2015. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.

34ª EXPÔJANAÚBA 2015 Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf, encerramento.
Encerramento da 34ª ExpôJanaúba. pronunciamento do superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues. Imagem do site do jornalista Oliveira Júnior

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA

ELEIÇÃO 2016: PMDB E PT DEVEM FICAR JUNTOS NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE JANAÚBA
Os ex-prefeitos José Benedito, do PT, e Dimas Rodrigues, do PMDB, e o deputado e secretário estadual Paulo Guedes, do PT.