ANTIGA SEDE DA COTEJAN E DO CESEC PODERÁ TER NOME DE HERVAL RANGEL, FOI QUEM TROUXE NOS ANOS 60 E 70 A TELEFONIA, CINEMA E SINAL DA TV PARA JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
Antes de ser o supletivo e Cesec, esse imóvel foi a Cotejan onde funcionava a central telefônica de Janaúba, comandada por Herval Rangel.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Finalmente Janaúba poderá prestar homenagem a um dos seus ilustres “filhos” que muito contribuiu para o desenvolvimento deste município: Herval Rangel, já falecido. Esse reconhecimento póstumo poderá ser dado justamente ao local onde Herval fez funcionar o sistema de comunicação à distância: a telefonia.
Isso porque nesta semana o Cesec Padre Cleto Altoé, antigo supletivo, mudou de endereço e, obviamente, deixou o imóvel que ocupava há mais de 30 anos, na avenida Brasil, ao lado da Câmara de Vereadores. Nesse local funcionou a Companhia Telefônica de Janaúba (Cotejan), que foi comandada por Herval Rangel no final dos anos 60 e início dos anos 70. O referido imóvel, que é da prefeitura, poderá ter, a partir de agora, o nome de Herval Rangel.
O imóvel ainda conserva os traços arquitetônicos dos tempos outrora do advento da telefonia na cidade janaubense. Nos anos 80, Herval Rangel foi contemplado com o Título de Cidadão Honorário de Janaúba.
No período em que esteve em Janaúba, quando a localidade ainda era pequena, Herval Rangel usou dos seus conhecimentos para proporcionar o crescimento sociocultural dos janaubenses e gorutubanos, além de contribuir com o crescimento populacional deste município.
O idealista Herval Rangel foi um persistente no sentido de dotar a cidade de Janaúba da arte da comunicação. Através dele a jovem cidade foi contemplada com o cinema, a telefonia e também a recepção do sinal de áudio e imagem de televisão. Herval Rangel foi fundador do Caiçara Clube, um dos primeiros clubes sociais desta cidade, assim como teve importante participação no fortalecimento da economia deste município.
Ainda não foi definida qual será a utilidade do imóvel ora desocupado pelo Cesec, na avenida Brasil. Mas, a expectativa é de que a Câmara de Vereadores faça tramitar o mais breve possível um projeto de lei que faça a jus homenagem póstuma ao Herval Rangel e ainda que sejam mantidos os traços arquitetônicos do local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID