30 ANOS ATRÁS MORRIA O PREFEITO DE JANAÚBA, JOAQUIM MAURÍCIO, QUE ESTAVA ENCERRANDO O MANDATO

Prefeito Joaquim Maurício projetou o aeroporto de Janaúba e articulou o complexo esportivo e cultural da praia Copo Sujo, ideia esquecida após a morte dele

Neto do primeiro prefeito de Janaúba, Joaquim Maurício ainda garoto pediu ao avô um cavalo na cor azul

Foto arquivo
Joaquim Maurício de Azevedo Bahia, ex-prefeito de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nesta sexta-feira, 20 de abril, completaram 30 anos que morria o então prefeito de Janaúba, Joaquim Maurício de Azevedo Bahia. Ele faleceu no dia 20 de abril de 1988 quando exercia o 6º e último ano do mandato de prefeito deste município.
Produtor rural com destaque na produção de arroz em Janaúba, Joaquim Maurício foi um dos investidores na comunicação, sendo um dos sócios da rádio Gorutubana, primeira emissora radiofônica de Janaúba que entrou no ar em 1985, período em que ele governava o município.
Em 1982, Joaquim Maurício foi eleito prefeito e morreu no último ano de mandato. A ligação com a política foi herdada da família, apesar de Joaquim ter se destacado na condição de administrador e produtor rural. Ele foi o quarto integrante da família a administrar o município, cujo primeiro prefeito foi Maurício de Azevedo, avô de Joaquim.
Na infância e num dos momentos com o avô Maurício, que era médico, o menino Joaquim revelou a vontade em ter um cavalo na cor azul. O pedido do neto foi inusitado e deixou o avô pensativo. Doutor Maurício não hesitou em presentear o neto. O animal estava fácil e o jeito foi pintar o cavalo de azul para satisfazer o pedido do menino Joaquim, que mais tarde se tornou um dos investidores na agropecuária local e regional.
Além do avô Dr. Maurício de Azevedo, dois tios de Joaquim foram prefeitos de Janaúba: os médicos Maurício Augusto de Azevedo (o Mauricinho) e Rômulo Sales de Azevedo. Todos três – o avô e os tios – também exerceram o mandato de vereador por este município, o mesmo aconteceu com Rômulo Augusto de Azevedo, o Guru, primo de Joaquim.
Foi na gestão do prefeito Joaquim Maurício que o aeroporto de Janaúba começou a ser projetado. Ele também articulou a instalação da escola agrícola que, porém, não foi implantada em Janaúba. Ainda em seu mandato de prefeito, Joaquim Maurício idealizou a criação do complexo esportivo e cultural na praia do Copo Sujo. A obra foi iniciada na gestão de Joaquim, porém esquecida após a sua morte.
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, foi celebrada na igreja Matriz de Janaúba uma missa pelo 30º ano de falecimento do prefeito Joaquim Maurício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA