TROCA DE TIROS NA FAZENDA NORTE AMÉRICA DEIXA FERIDOS NO NORTE DE MINAS

CAPITÃO ENÉAS (G1 Grande Minas) – O Samu acionou plano de trabalho de múltiplas vítimas para atender pessoas que ficaram feridas em uma troca de tiros na Fazenda Norte América, em Capitão Enéas, na tarde desta quinta-feira, 8 de março. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, cerca de 20 pessoas ficaram feridas. O local está ocupado desde o último dia 18 de fevereiro por integrantes do Movimento Frente Nacional de Luta; o conflito teria ligação com a ocupação da fazenda.
De acordo com as primeiras informações do Samu, o coordenador da Frente Nacional de Luta, Tiago Coimbra, de 32 anos, é um dos baleados; ele foi atingido na região pubiana. Ele foi levado inicialmente ao Hospital e Santa Casa Nossa Senhora da Guia, em Capitão Enéas e, em seguida reencaminhado para Montes Claros; o estado dele é grave.
Segundo a assessoria de comunicação do Samu, socorristas de Capitão Enéas e a equipe especializada em ocorrências com múltiplas vítimas de Montes Claros estão no local. O helicóptero da Polícia Militar também foi acionado para ajudar no trabalho de resgate de feridos. Samu e polícia não confirmaram a quantidade total dos feridos, se existem mortos e de onde partiram os tiros.
Animais feridos
Logo após o início da ocupação, os administradores da fazenda retiraram vários animais feridos, entre cavalos de raça e vacas leiteiras; eles estavam com cortes na pele e dermatites. Os animais ficaram sob os cuidados de veterinários em Montes Claros e não há confirmação oficial da polícia se os ferimentos são posteriores à ocupação.
Ocupação e conflito
Integrantes do Movimento Frente Nacional de Luta (FNL) invadiram a Fazenda Norte América na noite do dia 18 de fevereiro. Segundo o movimento, no dia da invasão, cerca de 120 sem terras participaram do ato.
Os conflitos na propriedade já ocorreram em outros momentos. Em abril de 2017, três integrantes do MST foram baleados na Fazenda Norte América em consequência de um conflito de terra. Na época, o MST disse que eles foram vítimas de uma emboscada e que foram recebidos a tiros ao chegarem na sede da fazenda, onde participariam de uma reunião. A dona da fazenda informou que era falsa a informação veiculada sobre atos violentos supostamente praticados pela administração do local.
Um mês após o ocorrido, as polícias Civil e Militar apreenderam armas, munições e uma caminhonete durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na Fazenda Norte América e na Fazenda Canoas, em Montes Claros. Na ocasião, o advogado da Fazenda Norte América lamentou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no local devido ao conflito que ocorre entre a propriedade e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST). (Fonte: G1 Grande Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID