FAMÍLIA NA PRAÇA LEVA DIVERSÃO E SERVIÇOS DE GRAÇA AOS MORADORES DE MATIAS CARDOSO

MATIAS CARDOSO (por Cecília Oliveira) – Cerca de 750 pessoas participaram do Programa Família na Praça, promovido no último domingo (4) pelo Senar Minas, em Matias Cardoso. Toda programação foi oferecida de graça na praça Cônego Maurício, onde está localizada a igreja Nossa Senhora da Conceição, considerada a mais antiga do Estado, com 353 anos. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso e Prefeitura Municipal, além do apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Copasa.
Foto Cecília Oliveira
Momento de alegria durante o programa Família na Praça, na cidade de Matias Cardoso.
O Programa Família na Praça ofereceu aos moradores das zonas rural e urbana vários serviços nas áreas de saúde, lazer e cultura. Segundo a mobilizadora Leila de Souza Barbosa, foram realizados exames oftalmológicos, cortes de cabelos masculinos e femininos. Houve também campanha de saúde bucal, oficina de percussão musical para crianças, que tiveram pela primeira vez contato com instrumentos musicais, oficina de confecção de fantoches, contação de histórias com a distribuição de chapeuzinhos de personagens de histórias infantis, atividades esportivas e educativas, oficinas de artesanato, animação de palhaços, pernas de pau e malabares, pintura de rosto, distribuição de algodão doce e pipoca, dentre outros. As apresentações foram finalizadas com o teatro de marionetes, que encantou crianças e adultos.
Seu José Lima, de 83 anos, foi ao evento acompanhado da neta, Liliana de Lima Silva. Ele fez pela primeira vez um exame oftalmológico e disse que aguardava há três anos pelo procedimento. "Foi muito bom conseguir fazer o exame aqui. Graças a Deus e ao Programa Família na Praça não precisei sair da cidade", agradeceu. Quem também realizou a consulta oftalmológica pela primeira vez foi Vitor Cardoso, de nove anos. Ele é cadeirante e foi acompanhado da mãe, Luciana Cardoso dos Reis. Ela agradeceu ao Senar e aos parceiros por essa oportunidade. "Sair da cidade com uma pessoa com deficiência é mais complicado. Poder receber o serviço em casa é bem mais confortável, tanto para a pessoa com problema de mobilidade, quanto para quem acompanha".
Foto Cecília Oliveira
Vaidade: Moradores aproveitaram o momento para cuidar do visual.
Gercília Alves é do Quilombo de Lapinha e aproveitou o evento para cortar os cabelos. "Sai de casa feia e vou voltar bonita", brincou ela, que achou a oportunidade de receber esse e outros serviços maravilhosa. As três filhas de Girlene e Milton Barbosa participaram ativamente das atividades e ficaram encantadas com tudo. Os pais disseram que gostariam que mais ações desse tipo fossem realizadas na cidade. "São raros os momentos em que a família pode se reunir na praça para um dia com tantas atividades culturais, brincadeiras e entretenimento".
Uma novidade no evento proporcionada pela parceria com a prefeitura municipal foi a distribuição de mudas de plantas medicinais e temperos: capim santo, anador, dipirona, boldo, transagem, maracujá, temperão e pimenta malagueta. Também foram sorteados presentes para as crianças, através de adivinhações realizadas em brincadeiras com os palhaços e malabaristas.
Esta foi a sétima vez que um município do Norte de Minas recebeu o programa do Senar Minas, que foi lançado em 2014 na cidade de Lontra. Em 2015, a ação foi realizada em Brasília de Minas, Cônego Marinho e Glaucilândia. Em 2016 foi a vez de Porteirinha, e, no ano passado, Bonito de Minas.
Em Matias Cardoso, o evento superou as expectativas na avaliação do gerente do Senar Minas de Montes Claros, Dirceu Martins, e do Presidente do Sindicato, Dalton Lande Júnior. "O dia estava muito quente, com temperatura de 35 graus e sensação térmica de cerca de 40 graus. E mesmo assim, as pessoas compareceram. Muitas delas nunca tiveram a oportunidade de participar de tantas atividades culturais, lazer, entretenimento e esportes juntas". Os dois ainda agradeceram o apoio do prefeito municipal, Edmárcio Moura, pela cooperação na realização do evento. (Fonte: Senar Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID