COMEÇA AMANHÃ, QUARTA-FEIRA, DIA 14, A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO DOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE JANAÚBA

  • Funcionários farão protesto em frente à prefeitura ao meio-dia; 
  • Paralisação deve receber adesão do pessoal da saúde, limpeza, administração e dos professores da rede municipal;
  • Sindicato disse que servidores não podem sofrer ameaças e nem ocorrer remoção de função ou contratação para o lugar de grevistas;
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A partir de amanhã, quarta-feira, dia 14 de março, os serviços em todos os setores da Prefeitura de Janaúba poderão ter as atividades paralisadas. Isso porque iniciará neste dia a greve por tempo indeterminado da categoria, conforme decisão ocorrida em assembleia geral no dia 8, quinta-feira da semana passada e que foi comunicada ao prefeito no dia seguinte.
No final da tarde desta terça-feira, dia 13, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana) esteve reunida na oportunidade foi esclarecida algumas dúvidas do funcionalismo, assim como feitas recomendações sobre a paralisação das atividades. A entidade ressalta que em alguns setores essenciais, caso da saúde, haverá o funcionamento com o quadro pessoal mínimo, de acordo com a legislação.
Foto Oliveira Júnior
Persistentes e na luta pelos seus direitos, servidores da Prefeitura de Janaúba decidem pela paralisação das atividades a partir de amanhã. A categoria poderá fazer protesto como ocorreu recentemente no centro da cidade.
O Sindijana disse ainda que, infelizmente, o executivo municipal não havia sinalizado até o início da noite de hoje contraproposta no sentido de conter a greve e tentar atender as reivindicações da categoria. “Há meses que estamos em busca de um entendimento com a administração e até propusemos aguardar por uma decisão que satisfaça o servidor e o executivo, contudo as negociações não avançaram por parte da administração”, lamenta Marilea Barbosa, presidente do Sindijana, durante explanação feita a pouco juntamente com a advogada Patrícia Dutra, assessora jurídica do sindicato.
Na tarde e noite de sexta-feira, dia 9, a diretoria do Sindijana esteve reunida com o prefeito e o seu secretariado expondo as necessidades. Entretanto, não houve acordo. A diretoria da entidade aguardou até o final da tarde de hoje, dia 13, algum posicionamento por parte do prefeito o que não aconteceu. Diante disso, explica a diretoria do Sindijana, a paralisação das atividades está mantida a partir de amanhã, quarta-feira, dia 14, pela manhã. Os dirigentes classistas informaram que a greve é por tempo indeterminado e contará com adesão de funcionários das escolas, da limpeza pública, da área de saúde, da área de serviço público, administrativo e outros setores.
Foto Oliveira Júnior
Exposta publicamente há quase dois anos, a frase “Prefeito, servidores na rua a culpa é sua” poderá ser mostrada novamente esta semana pelos funcionários da Prefeitura de Janaúba.
Entre as reivindicações dos funcionários da Prefeitura de Janaúba está a reposição salarial diante de uma defasagem que supera os 26%. Eles pedem por melhorias nas condições de trabalho, alegando que em alguns setores faltam equipamentos de proteção individual. “Recebemos denúncias de servidores que em seus núcleos de atividades não há luvas para realizar a limpeza nas unidades de saúde, não tem saco para recolher o lixo varrido nas ruas”, relatou Marilea Barbosa.
O funcionalismo público municipal de Janaúba reivindicam o pagamento de insalubridade, pagamento de progressão horizontal/adicional de desempenho, revisão do plano de cargos e salários, reforma do estatuto do servidor, regulamentação da jornada 12 por 36 horas e o combate ao assédio moral.
Ao propor que os servidores devem se unirem nesse movimento de valorização da classe, a diretoria do Sindijana tranquilizou os funcionários com relação a possíveis ameaças caso participarem da greve e nem poderão ser removidos de função após o término da paralisação. A entidade classista frisou que a administração não poderá realizar a contratação de pessoal para o lugar dos grevistas durante a vigência da paralisação por tempo indeterminado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID