NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA AUMENTOU EM 11 CENTÍMETROS NO FINAL DE SEMANA E ACUMULA CHEIA DE 2,25 METROS ESTE MÊS

DESDE NOVEMBRO ATÉ HOJE, 26 DE FEVEREIRO, PERÍODO DA CHUVA, VOLUME DE ÁGUA NA REPRESA GORUTUBANA SUBIU 5,13 METROS


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Após cinco dias de redução na terceira semana de fevereiro, a barragem do Bico da Pedra apresenta recuperação em seu nível de água nos últimos quatro dias. Na sexta-feira, dia 23, teve alta de 10 centímetros. No sábado houve elevação em 2 centímetros. Ontem, domingo, dia 25, a quantidade de água na represa aumentou em seis centímetros e hoje, segunda-feira, 26, a cheia foi de três centímetros, totalizando 11 centímetros no fim de semana ou então 21 centímetros desde sexta-feira.
De acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), desde o dia 1º de fevereiro, o nível de água na barragem do Bico da Pedra aumentou em 2,25. Nesta segunda-feira, dia 26, a represa se encontrava com 22,10% da sua capacidade de armazenamento de água.
Considerando o período chuvoso iniciado em novembro do ano passado, apesar de alguns dias de estiagem, a barragem formada no rio Gorutuba apresenta uma recuperação de 5,02 metros de água em seu volume.
Numa comparação ao dia 26 de fevereiro de 2017, nesta segunda-feira, dia 26, a barragem de Janaúba e de Nova Porteirinha tinha 1,05 metro a mais de água. Contudo, ainda falta muito para a represa atingir o seu limite de transbordamento, fato que aconteceu pela última vez em fevereiro de 2007, quer dizer, onze anos atrás. Hoje, dia 26, eram 14,05 que separavam o atual volume do nível de capacidade da barragem do Bico da Pedra.
CHUVA
Na madrugada desta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, choveu o correspondente a 12,8 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha que acumulam chuvas de 246,2 milímetros neste mês, bem acima dos 68 milímetros registrados em fevereiro do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID