NÍVEL DE ÁGUA DA BARRAGEM BICO DA PEDRA SOBE MAIS 40 CENTÍMETROS E ATINGE 21% DA SUA CAPACIDADE

Em uma semana, volume de água da represa gorutubana aumentou em quase 2 metros

No período chuvoso, iniciado em novembro, cheia na barragem de Janaúba e de Nova Porteirinha tem sido de 4,80 metros


Hoje, tem 1 metro a mais de água na represa do rio Gorutuba em relação a um ano atrás


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O volume de água na barragem do Bico da Pedra subiu mais 40 centímetros de ontem, segunda-feira, dia 5 de fevereiro, para hoje, terça-feira, 6. De acordo com dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba, nas últimas 24 horas a represa gorutubana teve uma elevação de 40 centímetros.
Isso implica em dizer que desde a última quinta-feira, dia 1º de fevereiro, até a manhã desta terça-feira, o nível de água na barragem do Bico da Pedra subiu 1,92 metro, quase dois metros. Hoje, a represa se encontra com 21,42% da sua capacidade de armazenamento de água.
Considerando o período chuvoso iniciado em novembro do ano passado, apesar de alguns dias de estiagem, a barragem formada no rio Gorutuba apresenta uma recuperação de 4,80 metros de água em seu volume.
Numa comparação ao dia 6 de fevereiro de 2017, hoje a barragem de Janaúba e de Nova Porteirinha tem um metro a mais de água, mais precisamente 1,02 metro, em relação a um ano atrás.
Contudo, ainda falta muito para a represa atingir o seu limite de transbordamento, fato que aconteceu pela última vez em fevereiro de 2007, quer dizer, onze anos atrás. Nesta semana, são 14,38 metros que separam o atual volume do nível de capacidade da barragem do Bico da Pedra. Isso implica em dizer que para a represa encher seria necessária que a cheia que ocorreu esta semana acontecesse mais sete a oito vezes.
Nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, a represa de Janaúba se encontra com 3,62 metros de água acima do volume morto tradicional. No ano passado, a Agência Nacional das Águas (ANA) permitiu a alteração desse volume morto para três metros abaixo, ou seja, nesse momento são 6,62 metros a mais de água em relação ao novo volume morto – atingindo esse nível fica suspensa a liberação de água para a irrigação dos projetos agrícolas nos municípios de Nova Porteirinha e de Janaúba, ressaltando que uma das principais finalidades da barragem do Bico da Pedra é justamente os projetos de irrigação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID