CHANCE DE ADOLESCENTE TER CONTRAÍDO FEBRE AMARELA EM JANAÚBA É PEQUENA, DIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

JANAÚBA (por Marina Pereira) – Um caso suspeito de febre amarela em um adolescente de 17 anos está sendo investigado em Janaúba, no Norte de Minas, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nessa terça-feira, 30 de janeiro. A vigilância em saúde do município informou ao G1, nesta quarta-feira, 31 de janeiro, que a chance de o menino ter contraído a doença é pequena.
“Ele mora na área urbana, não se deslocou para nenhum local de risco, confirmou ser vacinado e a eficácia da vacina é de 95%. Além disso, o paciente está tendo melhora clínica e não temos nenhum caso de febre amarela na cidade”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde, Lucélia Pereira dos Santos Cardoso.
Ela disse que o adolescente procurou uma unidade de saúde no último dia 16 com suspeita de doença viral e foram solicitados exames para dois tipos de doenças, inclusive febre amarela. O material foi colhido e enviado para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed); o resultado deve sair no mês de fevereiro.
De acordo com a Vigilância em Saúde, o município não está em área de risco, mas o cronograma de vacinação foi ampliado desde a última semana e as doses da vacina estão disponíveis nas 12 unidades básicas de saúde. “Mais de 77% da população já está imunizada e 15.276 pessoas devem receber a dose. A vacina é aplicada no período da manhã e os moradores podem procurar uma unidade levando os cartões do SUS e de vacina”, esclareceu a diretora Lucélia Pereira.
O município informou ainda que será realizada uma campanha de combate ao Aedes aegypti de 5 a 9 de fevereiro. Nessa data, as unidades vão intensificar a vacinação contra febre amarela. (Fonte: G1 Grande Minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID