SEMINÁRIO DE FERIDAS COM ÊNFASE NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS/É REALIZADO EM JANAÚBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Hoje, segunda-feira, dia 4 de dezembro, e amanhã, terça-feira, 5, acontece na cidade de Janaúba o 1º Seminário de Feridas com Ênfase no Tratamento de Queimaduras o qual é direcionado, principalmente, para os profissionais graduados que atuam na área de Saúde púbica deste município. As palestras ocorrem no auditório da Superintendência Regional de Ensino, ao lado do Fórum de Janaúba.
O evento é coordenado pela enfermeira Raquel Campos de Paula, do Centro Estadual de Atenção Especializado (CEAE). A enfermeira Vivian Souto Lopes, gerente do CEAE de Janaúba (antes, Centro Viva Vida), explanou sobre a situação do município, sobretudo após o incêndio na creche Gente Inocente.
Nesta segunda-feira, dia 4, o seminário conta com série de palestras ministradas por conceituados especialistas, caso da Coordenadora pediátrica do Centro de tratamento de Queimados do Hospital do Andaraí-RJ, Maria Cristina do Valle Freitas Serra, que é presidente 2015-2017 da Federacíon Latinoamericana de Queimaduras (FELAQ), presidente 2013-2014 da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), especializa em pediatria e terapia intensiva pediátrica e instrutora do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) e do curso Atención Basica Inicial Queimados da FELAQ.
Outro especialista relacionado para o 1º Seminário de Feridas com Ênfase no Tratamento de Queimaduras é Aluisio Augusto Gonçalves Cunha, residente em cirurgião plástica Hospital da Força Aérea do Galeão(HFAG) /RJ e membro da equipe do centro de tratamento de queimados do HFAG/RJ.
A vice-presidente Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Rúbia Pereira Carneiro, também compõe o quadro de especialistas do 1º Seminário de Feridas com Ênfase no Tratamento de Queimaduras. Rúbia Carneiro é graduada em Enfermagem pela UFRJ, Enfermeira assistencial e gerencial do Centro de tratamento de queimados da Aeronáutica-RJ, membro da comissão biológica, química e radionuclear do Hospital da Força Aérea do aeroporto internacional do Galeão-RJ, membro do colégio Brasileiro de Desastre e Catástrofe, especialista em saúde do trabalhador, saúde do idoso, Vigilância Sanitária e pediatria clínica e professora pós- graduação em Enfermagem dermatológica da Universidade Estácio de Sá.
Amanhã, terça-feira, dia 5, às 7h30 a vice-presidente Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Rúbia Pereira Carneiro, fará explanações aos técnicos de Enfermagem, agentes comunitários de saúde e cuidadores sobre primeiros socorros às vítimas de queimaduras.
Ás 8h30 desta terça-feira, dia 5, terá a palestra sobre o ABC das feridas e úlcera por pressão a ser proferida pelos enfermeiros Wendel José Teixeira da Costa e Mara C.B.B. Blanck. Mara é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas & Estética (Sobenfee) e sub coordenadora da rede internacional de Feridas pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Graduada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho, Mara Blanck é especialista em úlceras por pressão e feridas crônicas pelo Gneuap Espanha, coordenadora da pós graduação em enfermagem dermatológica da Unesa e membro do grupo técnico de feridas do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde.
Wendel José Teixeira da Costa é presidente em Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas & Estética (Sobenfee), especialista em Dermatologia, professor do curso de Enfermagem da Unec e Diretor do Centro de Prevenção e tratamento avançado de feridas-CASU/Unec.
Ainda nesta terça-feira, às 10h30, os enfermeiros Fernando Caldeira Rocha e Raquel Campos de Paula irão explanar acerca de lesões de membros inferiores e novas tecnologias e cicatrização. Raquel Campos de Paula é membro da diretoria para Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas & Estética (Sobenfee) e Enfermeira do ambulatório de feridas CEAE, graduada em Enfermagem pela UFVJM, Especialista em saúde do trabalhador, cardiologia e dermatologia laserterapeuta.
Fernando Caldeira Rocha é membro da diretoria para Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas & Estética (Sobenfee), graduado em Enfermagem pela Faseh e especialista em educação em saúde, gestão em saúde e dermatologia laserterapeuta.
O encerramento do 1º Seminário de Feridas com Ênfase no Tratamento de Queimaduras será ás 15h desta terça-feira, dia 5, sendo precedido de uma explanação pela presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas & Estética (Sobenfee), Mara Blanck, com relação às políticas públicas na assistência aos portadores de feridas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

TENTATIVA DE ASSASSINATO NA CIDADE DE JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA