JANAÚBA COMPLETARÁ ANIVERSÁRIO AMANHÃ, MAS NÃO SERÁ FERIADO: 69 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Foto arquivo
Praça Doutor Rockert, centro de Janaúba, nos anos 80.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O município de Janaúba completará amanhã, quarta-feira, dia 27 de dezembro, 69 anos de emancipação político administrativa. Pelo menos até então não há nada oficial programado pela prefeitura alusivo ao aniversário deste que é o segundo município mais populoso do Norte de Minas.
Foi em 27 de dezembro de 1948 que Janaúba ganhou a liberdade administrativa e passou a ser cidade e município. Naquela época a localidade se desenvolvia com o impulso da ferrovia. A cidade era (e ainda é) cortada pelos trilhos que interligam o Sudeste com o Nordeste brasileiro. Há 21 anos o transporte ferroviário de passageiro parou de circular, mas a locomotiva com vagões passa todos os dias por Janaúba levando e trazendo cargas. O trem faz parte da história de Janaúba ou então Janaúba compõe a história da ferrovia brasileira.
Nesse contexto é conclusivo dizer que o trem e a linha férrea são patrimônios de Janaúba. Da mesma forma são considerados o sofrido e imbatível rio Gorutuba, o artesanato e a blusa gorutubana feita de algodão. Uma pena que esses patrimônios históricos e culturais não recebam a devida atenção no que tange às políticas públicas pela constituição e preservação da história de Janaúba.
Daqui a pouco será momento de cantar os parabéns para Janaúba pelos seus 69 anos de existência. Ih, será que esqueceram do aniversário de Janaúba? Tudo bem. Mas, é o momento propício para refletir o quanto Janaúba tem sido importante para você e se comprometer a ajudar este município. Plagiando uma frase cunhada num meio-fio instalado há mais de 30 anos em rua desta cidade: “Janaúba não pode parar”.
Amanhã, quarta-feira, 27 de dezembro, será aniversário de Janaúba, mas não será feriado. Nas repartições públicas haverá ponto facultativo. A prefeitura não divulgou nenhuma programação especial e oficial referente ao aniversário deste município.

Feliz Aniversário, Janaúba!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID