DEZEMBRO COMEÇA COM CHUVA EM NOVA PORTEIRINHA E EM JANAÚBA; NÍVEL DE ÁGUA NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA SUBIU 35 CENTÍMETROS NO FIM DE SEMANA

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Em novembro choveu o correspondente a 119,6 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, região da Serra Geral, no Norte de Minas, conforme o site do jornalista Oliveira Júnior apurou junto ao Instituto Nacional de Meteorologia. A chuva do penúltimo mês deste ano foi equivalente a 90% de novembro de 2016 quando teve o índice pluviométrico de 131,6 milímetros nestas duas cidades.
E o mês de dezembro começou com chuva. Entre sexta-feira, 1º, e a manhã de hoje, segunda-feira, dia 4, já choveu o correspondente a 36,2 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba.
BARRAGEM
Novembro encerrou com menos água na barragem do Bico da Pedra, em Janaúba. Entre o dia 1º e 30 do mês passado teve uma redução de cinco centímetros no nível de água da represa. Houve momento em que foi registrada a recuperação de até quatro centímetros. Contudo, na quinta-feira, dia 30, teve diminuição e o volume de água na barragem gorutubana estava 19,12 metros abaixo da sua capacidade. Numa comparação ao dia 30 de novembro de 2016, nessa quinta-feira tinha quatro metros (4,22 metros) a menos de água e estava com quase dois metros (1,88 metro) acima do volume morto.
Com as chuvas dessa semana no município de Janaúba, Porteirinha, Riacho dos Machados e Francisco Sá, em área acima da represa do Bico da Pedra, o volume de água na barragem subiu no fim de semana. Conforme dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), aos quais o site do jornalista Oliveira Júnior teve acesso, a elevação na quantidade de água chegou a 35 centímetros entre sexta-feira, 1º de dezembro, e a manhã desta segunda-feira, dia 4.
Hoje, 4 de dezembro, tem 3,83 metros de água inferiores ao que havia sido registrado em 4 de dezembro de 2016. São 18,78 metros que separam a atual lâmina de água da barragem do Bico da Pedra com o nível de transbordamento, sua capacidade, fato que ocorreu pela última vez há quase 11 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

TENTATIVA DE ASSASSINATO NA CIDADE DE JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA