BARRAGEM DO BICO DA PEDRA RECEBEU MAIS 10 CENTÍMETROS DE ÁGUA: JÁ SÃO 3,2 METROS DE CHEIA

Para transbordar, com base em cálculo simples, a represa gorutubana precisa de quase 16 metros, ou seja, multiplicar em cinco vezes a quantidade de água que ganhou neste mês

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Mais dez centímetros. Isso foi o que o nível de água da barragem do Bico da Pedra subiu na manhã de hoje, sexta-feira, dia 15 de dezembro. Em uma semana a elevação no volume foi de 2,78 metros. Desde o dia 1º de dezembro até hoje o nível de água na represa aumentou em 3,22 metros. Porém, hoje tem menos água do que um ano atrás.
Numa comparação ao dia 15 de dezembro de 2016, nesta sexta-feira o volume de água na represa gorutubana estava 1,46 metros inferior. Em se tratando de limite de água para a irrigação, hoje a barragem tem 2,09 metros a mais numa referência ao anterior volume morto.
Com anuência da Agência Nacional das Águas (ANA), o nível crítico (volume morto) passou a ser três menos abaixo do volume morto anterior. Com isso, atualmente são 5,09 metros de água acima do nível em que haveria a suspensão de água para a irrigação.
Dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) indicam que nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, a lâmina de água na barragem do Bico da Pedra estava 15,91 metros abaixo do transbordamento. Num cálculo simples, para ficar cheia, seria necessário que o volume de água na represa aumentasse em cinco vezes mais a elevação registrada neste mês.
CHUVA
O período chuvoso em dezembro deste ano é 13,45% a mais em relação ao último mês de 2016. Em dezembro do ano passado choveu o correspondente a 111,2 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.
Já na primeira quinzena de dezembro de 2017 o índice pluviométrico nestas duas cidades tem sido de 259,6 milímetros registrados entre o dia 1º de dezembro e 14h desta sexta-feira, dia 15 de dezembro.
Desde quando começou o atual período chuvoso, em novembro, até hoje já choveu 379,2 milímetros nas cidades de Nova Porteirinha e de Janaúba que acumulam chuvas de 595 milímetros no ano de 2017 o equivalente a 79% da chuva de 2016 que foram 749,9 mm.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID