MORRE A EX-VEREADORA DONA CALU QUE ATUAVA EM DEFESA DO HOMEM DO CAMPO, DA CULTURA E DA INCLUSÃO SOCIAL EM NOVA PORTEIRINHA

Foto Oliveira Júnior/arquivo
Carolina Cândida Vieira Souza, dona Calu.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Faleceu na noite dessa quinta-feira, dia 23 de novembro, a ex-vereadora Carolina Cândida Vieira de Souza. Aos 71 anos de idade completados em 18 de outubro passado, Dona Calu, como era mais conhecida, teve participação ativa nas ações do município de Nova Porteirinha e isso lhe proporcionou, pela vontade dos moradores, que fosse uma liderança.
Mineira de Grão Mogol, Dona Calu viveu neste município basicamente na zona rural, mas atenta aos acontecimentos e às necessidades da área urbana. Foi eleita vereadora em 2004 e exerceu o mandato na Câmara Municipal de Nova Porteirinha entre 1º de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2008.
Carolina Cândida Vieira, dona Calu, compôs a bancada feminina no legislativo local que, nessa legislatura, teve um diferencial: foi maioria. Dos 9 parlamentares, 5 eram mulheres e 4 homens. Foi a maior representatividade feminina proporcionalmente em câmaras municipais do Brasil naquele período.
Foto Oliveira Júnior/arquivo
Então vereadora dona Calu em entrevista durante ação social realizada na cidade de Nova Porteirinha.
O prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes, lamentou a partida eterna de dona Calu. Segundo Juracy, dona Calu foi uma liderança e vereadora atuante que muito contribuiu com Nova Porteirinha. O prefeito decretou luto oficial por três dias em virtude do falecimento da ex-vereadora. Para o ex-prefeito Wilmar Soares, a ex-vereadora dona Calu foi uma autêntica representante das comunidades. Ele cita o empenho de dona Calu pelas conquistas de melhorias para o município. Dona Calu foi vereadora durante o primeiro mandato de Wilmar (2005 a 2008).
O vereador José Gonzaga da Cruz, presidente da Câmara Municipal de Nova Porteirinha, enalteceu a postura e o esforço da ex-vereadora dona Calu no exercício do mandato eletivo. Na concepção de Gonzaga, dona Calu cumpriu a missão de representante do povo ao apresentar várias proposições coerentes com a necessidade das comunidades.
Foto Oliveira Júnior/arquivo
Dona Calu foi vereadora em Nova Porteirinha no período de 2005 a 2008.
AS AÇÕES DA VEREADORA DONA CALU   
No início de mandato de vereadora, Carolina Cândida, a dona Calu, teve a aprovação de um projeto de lei de sua autoria em que valorizava os trabalhadores deste município. Naquela ocasião foi declarada de utilidade pública o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Porteirinha. Também nas primeiras reuniões como legisladora, dona Calu propôs a criação de programas de inclusão social no município e a declaração de utilidade pública a Central de Associações do Vale do Gorutuba (Centralvag).
Em 2005, através de pedido de providência aprovado pela Câmara, a então vereadora dona Calu sugeria a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e ainda a aquisição de uma ambulância para a unidade de saúde da Colonização Ceará e a disponibilidade do transporte dos jovens das comunidades ao curso de inclusão digital na cidade de Nova Porteirinha.
Dona Calu também reivindicou a melhoria habitacional para o município e isso foi atendido inicialmente com o conjunto habitacional na comunidade Furado de Oliveira. Ela também fez gestão por investimento no setor ambiental, caso da possível criação no município do horto florestal e da instalação de uma mini usina de reciclagem e coleta seletiva de lixo.
Entre outras reivindicações da então vereadora dona Calu, em 2005, quer dizer, 12 anos atrás, estava a realização de um estudo técnico para viabilizar melhoria da vista panorâmica na entrada da cidade. Ela pedia também propôs a instituição de incentivo para as ações culturais, que consistes nas apresentações teatrais e musicais de artistas do município como forma de entretenimento e difusão da cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

TENTATIVA DE ASSASSINATO NA CIDADE DE JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA