REALIZADA EM JANAÚBA A 2ª ETAPA DA 1ª COPA DESAFIO DAS SERRAS DE MOUNTAIN BIKE

Fotos Copa Desafio das Serras
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Um domingo com mistura de resistência e adrenalina é o que se pode presenciar nos arredores das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, mais especificamente na Serra Geral – trecho da Serra do Espinhaço – nas imediações da barragem do Bico da Pedra por ocasião da 2ª etapa da 1ª Copa Desafio das Serras de Mountain Bike realizado no domingo, dia 10 de setembro.
Mais de 150 atletas do Norte de Minas e outras regiões de Minas Gerais e ainda de outros estados, caso do Rio de Janeiro, se posicionaram com as suas bicicletas no parque de exposições Waldir Nunes da Silva, do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba. Os ciclistas estavam concentrados para o evento organizado pelas Associações Bike Clube de Janaúba, Portes Bike de Porteirinha e Pedal Livre de Monte Azul.
Devidamente caracterizados para esse tipo de aventura, os ciclistas ajustaram as suas bicicletas, usaram roupas apropriadas para corridas, calçado e capacete também foram cuidadosamente escolhidos com a dupla finalidade: segurança e comodidade. Também era indispensável uma recipiente de água, uma vez que as trilhas ofereciam dificuldades de manobras e, sendo assim, era preciso hidratar o organismo.
Na largada aparentemente tudo tranqüilo, pois os ciclistas saíram do parque de exposições e seguiram por vias pavimentadas. Mas, isso por pouco tempo. O próximo passo foi passar por trilhas nas margens do rio Gorutuba em direção à estrutura da barragem do Bico da Pedra, onde, em local denominado de “Mangueiras” foi preciso reduzir a velocidade das pedaladas e providenciar a travessia do rio Gorutuba. Trecho pequeno, em torno de 10 metros, com algumas pedras.
A maioria dos participantes preferiu descer e levantar a bicicleta enquanto caminhava pelo leito do rio. Uns até tomaram rápido banho para refrescar naquela manhã com temperatura em ascensão. A profundidade era em torno de meio metro. Houve quem arriscou e conseguiu passar pelo local pedalando, mesmo que em seguida enfrentasse uma subida arenosa.
E mais trilhas pela frente. Cada um usava da tática ideal, pois teriam que subir o “Morro do Chapéu”, onde ficam as antenas de telefonia, internet e das emissoras de rádio e televisão. Nada fácil nessa trilha por esse morro da Serra Geral, que faz parte da cadeia montanhosa da Serra do Espinhaço em território mineiro. No alto do morro um raro momento de alívio com relação à topografia e não deu tempo para apreciar o horizonte. A sinalização indicava o contorno e o preparo para descer o “Morro do Chapéu”.
Nesse caso foi preciso mais do que habilidade, resistência e adrenalina. O freio da bicicleta foi muito requisitado, pois o desequilíbrio poderia resultar em tombos os quais gerariam conseqüências. Trilhas e mais trilhas. Pedras e poeira foram deixadas para trás. A cada pedalada a sensação era de que a linha de chegada se aproximava. Entre uma pedalada e outra notava se experientes ciclistas e outros iniciantes em aventuras oficiais. Nesse sobe e desce do desafio das serras foi possível enxergar as habilidades, inclusive, de mulheres acostumadas a esse ritmo. Também estavam incorporados ao batalhão de ciclistas jovens e adultos.
Por fim, concluído o roteiro das trilhas e de volta ao asfalto, os participantes cruzaram a linha de chegada no parque de exposições do Sindicato Rural de Janaúba, onde foi a concentração da 2ª etapa da 1ª Copa Desafio das Serras de Mountain Bike que teve dois percursos: o principal de 51 quilômetros e o reduzido com 32 quilômetros. Segundo Rhudson Israel de Jesus, da coordenação, o evento movimentou a rede de hotelaria e o comércio de forma geral. Os participantes receberam um kit com placa, gel e fita de identificação para ter acesso ao café da manhã.
OS VENCEDORES
Jirlanio Luiz Barbosa Brito, de Porteirinha, e Ryan Júnior, o “Risadinha”, de Monte Azul, foram os vencedores nos percursos 1 e 2, respectivamente. Ressaltando que Jirlânio disputou pela categoria Elite Masculino em percurso de 51 quilômetros e Ryan Júnior completou os 32 quilômetros pela categoria Juvenil.
Ryan Júnior ultrapassou a linha de chegada com o tempo de 1 hora, 43 minutos e 7 segundos. Esse atleta de Monte Azul pedalou 32 quilômetros pela categoria Juvenil, média de 18,6 quilômetros por hora. Já Jirlânio Luiz fez a média de 22,5 quilômetros por hora ao completar os 51 quilômetros da categoria Elite Masculina em 2 horas, 15 minutos e 52 segundos.
Jhenifer Gusmão Gonçalves, de Montes Claros, venceu na categoria Turismo Feminino ao fazer o percurso de 32 quilômetros em 3 horas, 30 minutos e 50 segundos. Com o mesmo percurso (32 quilômetros), mas na categoria Turismo Masculino, Luiz Fernando, o “Lois”, de Monte Azul, registrou o tempo de 1 hora 48 minutos e 5 segundos.
Ildeon Barbosa, de Janaúba, foi o vencedor na categoria Master C 1. Ele ficou em 1º lugar com o tempo de 2 horas 34 minutos e 32 segundos ao completar o percurso de 51 quilômetros. Outro janaubense vencedor foi Rossine Mendes Fernandes que pedalou 51 quilômetros em 2 horas 32 minutos e 21 segundos pela categoria Master Sub 50.
Na categoria Master A 2 o vencedor foi Gilson Gomes Soares, de Montes Claros, com o tempo de 2 horas 22 minutos e 58 segundos em percurso de 51 quilômetros. Quem também concluiu esse percurso foi José Luiz de Oliveira Franco com o tempo de 2 horas, 16 minutos e 55 segundos na categoria Master A 1.
Com 2 horas 20 minutos e 25 segundos, Ildeon Jeferson de Oliveira, de Janaúba, venceu na categoria Sub 30. Ele pedalou pela trilha de 51 quilômetros. Rosana Maria Barbosa Coutinho, de Porteirinha, completou em primeiro lugar os 51 quilômetros da categoria Elite Feminina em 3 horas, 7 minutos e um segundo, enquanto que Kleber Ferreira, de Taiobeiras, foi o vencedor na categoria Expert com o tempo de 2 horas 30 minutos e 21 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID