POPULAÇÃO ADERE À CAMINHADA PENITENCIAL PELAS ÁGUAS EM JANAÚBA E EM NOVA PORTEIRINHA E PEDE POR CHUVA

CAMINHADA PENITENCIAL FOI ORGANIZADA E REALIZADA PELA DIOCESE DE JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
População de Nova Porteirinha e de Janaúba pede por água para abastecer as cidades e possibilitar a produção de alimentos.
Foto Oliveira Júnior
Moradores clamam para “cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada” para produzir frutos e salvar os homens e os animais.

Foto Oliveira Júnior
Integrantes do Movimento das Lavadeiras do rio Gorutuba carregam água para a benção no povo.
JANAÚBA E NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – As ruas das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, foram literalmente invadidas na manhã deste domingo, dia 24 de setembro, pelos passos dos moradores e pelos cantos rogando por chuvas. Antes das 7 horas da manhã os moradores de vários bairros se juntaram e seguiram pela Caminhada Penitencial Pelas Águas promovida pela Diocese de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Bispo Dom Ricardo Guerrino durante a celebração da Caminhada Penitencial pelas Águas organizada pelas paróquias de Janaúba e de Nova Porteirinha.
Foram sete grupos de pessoas que partiram de sete paróquias por volta de 7 horas da manhã no 40º domingo do ano de 2017. O site do jornalista Oliveira Júnior acompanhou essa caminhada, especialmente com as paróquias Santo Afonso, do bairro Rio Novo, e Sagrado Coração de Jesus, da Matriz/Catedral, ambas de Janaúba, e ainda a paróquia Nossa Senhora das Graças, da cidade de Nova Porteirinha.
Foto Oliveira Júnior
Tocar na e brincar com a água despertou o interessante das crianças e dos adultos, principalmente diante do calor neste domingo, dia 24 de setembro.
Também houve grupos que partiram das paróquias Nossa Senhora Aparecida, bairro Esplanada, Nossa Senhora das Dores, bairro Santa Cruz, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Dente Grande, todas na cidade de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
A caminhada teve percurso variável entre pouco mais de um quilômetro e aproximadamente cinco quilômetros. O encontro foi na praia Copo Sujo, do rio Gorutuba, no bairro São Gonçalo, em Janaúba. Cada grupo de caminhada foi acompanhado pelos respectivos padres e voluntários que atuam nas paróquias. Na praia Copo Sujo foi realizada uma celebração pelo Bispo Dom Ricardo Guerrino Brusati, da Diocese de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Durante a homília, o Bispo Dom Ricardo ressaltou a disposição dos moradores de Nova Porteirinha e de Janaúba nesse ato pedindo chuva a Deus por intercessão da Virgem Maria. Um grupo de lavadeiras do rio Gorutuba caminhou pelas areias do rio carregando na cabeça um pequeno pote no qual havia água a qual, posteriormente, serviu como benção dada pelos líderes religiosos ao público.
Foto Oliveira Júnior
Solicitado pelo bispo, o Padre Paulo Marcos Vieira, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Nova Porteirinha, leu o trecho dito pelo então Bispo de Guaxupé, Dom José Mauro Pereira Bastos (ele foi o primeiro bispo de Janaúba), em 20 de agosto de 2006, na mesma praia Copo Sujo por ocasião da 10ª Romaria da Terra e das Águas em que Dom Mauro pedia por políticas públicas para dar vida às águas, aos rios e ribeirões.
Foto Oliveira Júnior
Ao final da celebração, o público se dirigiu às margens do rio Gorutuba. Algumas pessoas aproveitaram para banhar e louvar pela água que ainda corre por esse rio que passa pelas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID