ARGENTINO IMPRESSIONADO COM DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

BOTUMIRIM (por Girleno Alencar) – O argentino Santiago Daniel Charleton, nascido em Buenos Aires, participou da expedição Caminhos dos Gerais, no roteiro de Congonhas, e ficou impressionado com a degradação ambiental da região de Congonhas. Ele reside em Montes Claros há oito anos e tem participado das ações ambientais no Norte de Minas e está preocupado com a degradação.
Foto Oliveira Júnior
Santiago Charleton, argentino que participou da 5ª Expedição Caminho dos Geraes.
Ele enfrentou o forte sol da manhã/tarde de quinta-feira, dia 7 de setembro, e explica que o quadro degradante é acelerado por causa da seca, além da atividade humana. Porém, frisa que chama sua atenção a preocupação do Brasil com a preservação ambiental, pois na Argentina isso não ocorre, com os danos ambientais sendo grande.
Um aspecto observado pelo argentino é que sequer existe a consciência ambiental e até mesmo pessoas para lutar pelas causas ambientais, como ocorre no Brasil. Segundo ele, isso ocorre por desinteresse do Governo, que fica omisso sobre o assunto e com isso, os interesses econômicos acabam prevalecendo. Santiago Daniel lembra que existem parques nacionais na Argentina e Chile onde pessoas residem no seu interior. Se o proprietário desistir do imóvel, pode vender a outro interessado. No Brasil, geralmente o Governo adquire esse imóvel. O argentino explica ainda que um aspecto curioso é que os donos de fazendas têm controle sobre os rios em sua propriedade, inclusive com poderes de impedir que outras pessoas entrem na área. (Fonte: jornal Gazeta Norte Mineira, edição de 9 de setembro de 2017)
***O Jornalista Oliveira Júnior fez parte da 5ª Expedição Caminhos dos Geraes a convite do Instituto Grande Sertão, Fundação Genival Tourinho e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA