GOVERNO TROCA A PRESIDÊNCIA DA CODEVASF: ANTÔNIO AVELINO ROCHA ASSUME O LUGAR DE KÊNIA MARCELINO

Cargo continua com indicação do PSB do Nordeste, mas mudança foi uma vingança para (deputado) quem votou contra Temer

Foto Oliveira Júnior

Kênia Marcelino, então presidente da Codevasf, esteve em Nova Porteirinha no dia 31 de janeiro de 2017.
BRASÍLIA-DF (por Oliveira Júnior*) – A zootecnista Kênia Régia Anasenko Marcelino não é mais presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde segunda-feira, dia 14 de agosto, a companhia passou a ser presidida pelo economista Antônio Avelino Rocha de Neiva. Os dois são afilhados de lideranças do mesmo partido, o PSB do Nordeste brasileiro. No entanto, a alteração é a demonstração de retaliação do governo brasileiro àqueles que pretendiam a investigação e possível saída de Michel Temer (PMDB) da presidência da República.
Funcionária da Codevasf desde 2003, Kênia Marcelino tem 44 anos e havia tomado posse no cargo em 18 de julho de 2016, sendo a primeira mulher a comandar o órgão nos 43 anos de história da Codevasf. No entanto, ela foi exonerada da presidência na sexta-feira, dia 11 de agosto. Já Antônio Avelino Rocha tomou posse no cargo nessa segunda-feira, 14.
O governo comprou uma briga com parlamentares do Nordeste ao trocar o comando da Codevasf. Ao nomear nessa segunda-feira, 14, um indicado da bancada de dissidentes do PSB, apadrinhado pelo deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), para a presidência da estatal, Temer desagradou a parte dos governistas nordestinos que desejam ocupar a vaga dos socialistas. O presidente exonerou Kênia Marcelino e colocou, em seu lugar, Antonio Avelino Rocha.
Kênia era afilhada do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que integra a ala dos socialistas que apoiam o desembarque do governo. O filho do senador, deputado Valadares Filho (SE), votou a favor da admissibilidade da denúncia por corrupção passiva encaminhada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. (*com agências)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA