FORA DO AR: TONÃO NEVES DEIXA A RÁDIO GORUTUBANA, DE JANAÚBA

Ele se despede da diretoria e dos comentários na emissora após mais de uma década em atividade

Foto Oliveira Júnior
Antonino Neves Sobrinho, o Tonão Neves.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O radiodifusor, produtor rural e ex-vereador Antonino Neves Sobrinho, o Tonão Neves, se despediu da Rádio Sociedade Gorutubana AM 1380 Khz nesta quinta-feira, dia 17 de agosto. Por coincidência, sempre nas quintas-feiras ele encerrava o noticiário desejando a todos um ótimo final de semana e que estaria retornando na segunda-feira. Mas, segundo o próprio falou hoje, ele não estará de volta no dia 21, próxima segunda-feira.
Tonão Neves disse que a sua saída da emissora janaubense é por questão pessoal. Há mais de 10 anos, Tonão Neves assumiu o comando administrativo da rádio, a primeira emissora radiofônica de Janaúba e a segunda da região da Serra Geral de Minas – a primeira foi a rádio AM de Espinosa, que se encontra desativada.
Foto Oliveira Júnior
Tonão Neves.
Vereador por Janaúba no período de 1989 a 92 e tendo sido candidato a deputado estadual em 1990, Tonão Neves mantém uma particularidade na comunicação, mesmo fora dos estúdios. Quase sempre participou das campanhas políticas neste município e era presença aguardada nos palanques e nos programas eleitorais. Com vozeirão de fazer o copo com água balançar na mesa e conhecedor da história administrativa, política e no contexto geral da comunidade, Tonão era (e ainda é) determinante na fala, nos comentários.
Com atuação na prefeitura de Janaúba em diversos setores, principalmente de primeiro escalão (destaque para a área de Obras e Serviços Públicos), e foi vereador constituinte quando da promulgação da Lei Orgânica do Município em 20 de abril de 1990 – ele foi presidente da Câmara Municipal por quatro anos, de 1989 a 92 – Tonão decidiu atuar diretamente no meio de comunicação.
Ele foi para rádio Gorutubana quando esta se encontrava em domínio da família Rodrigues. Assumiu a direção da emissora e também incorporou ao noticiário da rádio na condição de comentarista das informações divulgadas. Criou o seu jeito de se comunicar. Conhecimento e coragem foram as suas características na rádio por mais de 10 anos, inclusive de 2006 para cá quando a emissora passou para o domínio da família Muniz.
Foto Oliveira Júnior
No estúdio da Rádio Gorutubana, o comentarista Tonão Neves e o comunicador Sandoval Souza.
O vozeirão e a coragem desse comentarista gorutubano fizeram com que Tonão Neves conquistasse fiéis ouvintes na área urbana e nas comunidades rurais de Janaúba, de Nova Porteirinha e de outros municípios. De segunda-feira a quinta-feira de cada semana, Tonão Neves se dedicava à rádio. Participou da maioria dos programas esportivos que antecediam ao noticiário “Jornal da Gorutubana” que, diante da constante e destacada presença de Tonão, era apontado também como o “Jornal do Tonão”.
O comunicador Sandoval Souza lia as matérias e Tonão comentava. Na sexta-feira não tinha os comentários de Antonino Neves Sobrinho, pois ele reservada esse dia e ainda o final de semana para os afazeres agropecuários. Produtor rural de longas datas, Tonão não abria mão desse momento aconchegante em seu rancho. Plantar e cultivar alguma coisa, ouvir o canto dos pássaros, a prosa dos colaboradores e amigos e ainda o momento de terapia com as pescarias legais fazem parte do jeito de viver do também produtor Tonão.
A partir de agora a rádio Gorutubana AM – está em fase de migração para a FM – não terá a voz do Tonão Neves em seus programas. Pelo menos foi a justificativa dele para se despedir dos comentários no “Jornal da Gorutubana”, nesta quinta-feira. Tonão mencionou que decidiu se dedicar mais tempo aos seus projetos pessoais.
Evidentemente, as lágrimas expostas ou não, não puderam ser contidas em Tonão e no radialista Sandoval Souza que se encontra na rádio muito antes da chegada de Antonino. “Jornal da Gorutubana, apresentação de Sandoval Souza e comentários de Antonino Neves Sobrinho, o Tonão”. Essa expressão foi dita, talvez, pela última vez, no dia de hoje. Tonão deixou a emissora.
NOTA DO JORNALISTA: A Rádio Gorutubana AM entrou no ar em 08 de maio de 1985. Este jornalista (Oliveira Júnior) ingressou nessa emissora em 26 de junho de 1986, inicialmente como sonoplasta (operador de áudio) e depois foi atuar no jornalismo na rádio. “O Tonão Neves tem importante contribuição no cenário comunicativo desta cidade e região e soube conduzir dentro das condições possíveis a rádio Gorutubana. Uma pena a decisão dele se afastar dos microfones. Embora não tenha trabalhado com ele na rádio Gorutubana, me sinto privilegiado em ter grande parte das minhas notícias publicadas no meu site e enviadas para a rádio sido lidas, quase que diariamente, no ‘Jornal da Gorutubana’ e comentadas por Tonão. Também o meu agradecimento ao Sandoval Souza que há muitos anos lida com esse noticiário e continuará com a missão de manter a informação na rádio Gorutubana”, declarou o jornalista Oliveira Júnior, autor do site que tem o seu nome.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID