JANAÚBA TERÁ, NESTA SEMANA, DOIS FERIADOS MUNICIPAIS SEGUIDOS: SEXTA-FEIRA E SÁBADO

Seguindo a legislação, o comércio não funcionará nestes dois feriados municipais, o mesmo é válido para os órgãos públicos e agências bancárias

Por lei, são feriados em todo o município de Janaúba, amanhã, sexta-feira, dia 23, será o Dia do Sagrado Coração de Jesus (data móvel), padroeiro de Janaúba; e no sábado, dia 24, São João Batista

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Está na lei. Janaúba terá nesta semana dois feriados municipais. O detalhe, de acordo com levantamento realizado pelo site do jornalista Oliveira Júnior, é que ambos os feriados em âmbito municipal ocorrerão em dias seguidos e juntamente com o fim de semana, o que implica em dizer que será um final de semana prolongado.
Um feriado será amanhã, sexta-feira, dia 23, dia do padroeiro de Janaúba. O outro feriado municipal em Janaúba será no próximo sábado, dia 24, dia de São João. Quer dizer, as repartições públicas, os bancos e as lojas em Janaúba estarão fechados amanhã, sexta-feira, no sábado e no domingo.
O dia de São João é feriado em vários municípios do Norte de Minas (São João da Ponte, São João das Missões, Nova Porteirinha, Mato Verde, Porteirinha, entre outros) e do Brasil numa referência às tradições culturais dessa festividade junina.
O outro feriado municipal, nesta semana, em Janaúba diz respeito ao dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro deste município. O site do jornalista Oliveira Júnior apurou que o dia do padroeiro de Janaúba acontece em data diferente a cada ano, sempre numa sexta-feira. O feriado do padroeiro de Janaúba ocorre em data móvel, mas sempre numa relação ao dia de Corpus Christi, que também é sempre numa quinta-feira, em data móvel. O dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Janaúba, é reverenciado na segunda sexta-feira após o dia de Corpus Christi.
Neste ano, o dia de Corpus Christi foi dia 15 de junho. Diante disso, o padroeiro de Janaúba será nesta sexta-feira, dia 23, na véspera de outro feriado municipal, São João, 24 de junho. Portanto, em 2017, dos quatro feriados por decreto municipal em Janaúba acontecem neste mês: Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus e São João Batista. A Lei federal determina que cada município brasileiro poderá por meio de legislação local decretar até quatro feriados municipais, sendo todos no âmbito religioso e de tradição na localidade, ressaltando que nesse limite de quatro feriados municipais deve constar a Sexta-Feira Santa que é sempre numa sexta-feira, porém em data móvel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA