FUNCIONÁRIOS DOS HOSPITAIS DE JANAÚBA FARÃO MANIFESTO NAS RUAS NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 19

Foto Oliveira Júnior/arquivo

Ø Ato de protesto terá início às 17h na praça Cristo Redentor

Ø Servidores do Hospital Regional e do hospital da Fundajan poderão paralisar 70% das atividades

Ø Conselho Curador do Hospital Regional deverá convocar reunião extraordinária nesta segunda-feira para analisar a situação dos funcionários

Ø Motoristas e pessoal da Saúde da Prefeitura de Janaúba também ameaçam greve, prefeito tem até quinta-feira, dia 22, para acatar as reivindicações

Foto Oliveira Júnior/arquivo 


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Desvalorização profissional diante dos baixos salários e falta de segurança e condições de trabalho. Esses são alguns dos motivos que vão levar os funcionários dos dois hospitais de Janaúba para as ruas nesta segunda-feira, dia 19 de junho, em protesto ao descaso na saúde e no sistema hospitalar. Existe a possibilidade de greve com paralisação de 70% das atividades tanto no Hospital Regional quanto no hospital da Fundajan.
Indignados com os constantes atrasos no pagamento dos salários e com a defasagem salarial que coloca os servidores dos hospitais de Janaúba com o menor salário da região, os profissionais vão manifestar nesta segunda-feira. O ato iniciará às 17h com concentração na praça Cristo Redentor de onde os funcionários dos hospitais, com roupas na cor preta simbolizando o luto seguirão pela avenida do Comércio em direção à Câmara de vereadores onde terá reunião às 18h.
Foto Oliveira Júnior/arquivo
Manifesto realizado no desfile cívico de 7 de setembro de 2011 retratando a realidade do sistema hospitalar em Janaúba.
A insatisfação da categoria ganhou proporção diante da redução e até corte do adicional de insalubridade. Quem também reivindica esse direito de insalubridade são os motoristas e outros servidores da saúde da Prefeitura de Janaúba, que até paralisaram as atividades por um dia, este mês, e anunciam greve por tempo indeterminado caso o prefeito não dê um posicionamento favorável até a próxima quinta-feira, dia 22.
Os funcionários do Hospital Regional estão tendo apoio do Sindi-Saúde, entidade que representa os trabalhadores na área de saúde, mas também poderá conseguir, nesta segunda-feira, dia 19, o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior/arquivo

Precariedade no sistema hospitalar de Janaúba se arrasta por anos, conforme esse ato público ocorrido em 7 de setembro de 2011.
Outra medida que poderá ser adotada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, dia 19, é a convocação de reunião extraordinária, para esta segunda-feira, do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Janaúba, mantenedora do Hospital Regional de Janaúba. O novo Conselho Curador foi nomeado pelo prefeito no dia 1º de junho deste ano e é presidido pela Secretária Municipal de Saúde.
REIVINDICAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL
Ø Retorno da concessão do adicional de insalubridade
Ø Nova medição do índice de insalubridade em todos os setores do hospital, desde a recepção
Ø Fixar data de pagamento salarial
Ø Implantação imediata (nos próximos dias) do Plano de Cargo e Salário
Ø Reajustar os salários dos profissionais, inclusive Técnico de Enfermagem, pelo menos equiparar com o que é pago aos Técnicos de Enfermagem das unidades de saúde de Janaúba e também dos hospitais da região.
Os funcionários também almejam medidas de seguranças no âmbito de trabalho garantindo lhes a integridade física e moral. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA