BARRAGEM BICO DA PEDRA CHEGA AO SEU NÍVEL MAIS BAIXO DESDE A DÉCADA DE 70

COM REPORTAGEM DA INTERTV, GLOBO RURAL MOSTRA O DRAMA DA SECA EM JANAÚBA, NOVA PORTEIRINHA E NO NORTE DE MINAS


Reportagem da jornalista Ana Carolina Ferreira, da InterTV Grande Minas, para o Globo Rural, da TV Globo, mostra que em Janaúba e em Nova Porteirinha, no Projeto Gorutuba, a fruticultura tem sido mantida com ajuda de poços artesianos. Isso porque a barragem do Bico da Pedra que abastece o projeto chegou ao nível mais baixo desde a década de 1970: 16%. “Se chegar ao volume morto, corre o risco de interromper a irrigação", alerta Ricardo Carneiro, gerente do distrito de irrigação.
Situação que tem tirado o sono do agricultor José Gonzaga, que é presidente da Câmara de Vereadores de Nova Porteirinha. Ele é produtor de banana e a lavoura tem quatro hectares. A propriedade dele, durante o racionamento, fica até dois dias sem receber água.

Leia a reportagem completa:

Veja o vídeo dessa reportagem AQUI

Estiagem mata milhares de animais e deixa as lavouras improdutivas

GUARACIAMA (por Ana Carolina Ferreira) - Milhares de animais perdidos e lavouras que não vingaram. Essa é a situação do norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha, que enfrentam cinco anos de seca.
É de ponto de captação de água, próximo ao centro de Montes Claros, norte de Minas, que o caminhão pipa abastece para suprir as necessidades da zona rural. A média de viagem tem sido de 200 quilômetros por dia. Pela primeira vez, na história do município, foi montada uma operação pipa para socorrer produtores rurais. São vinte comunidades em situação crítica.
O produtor rural Gilberto Soares dos Santos nunca passou tanta dificuldade. A água que recebe é somente para o consumo da família dele e dos animais que ainda vivem na propriedade. "Não tem como plantar, não tem água, não tem irrigação, nem chove como antigamente. E a gente tá recorrendo à cidade mesmo para ir trabalhar", comenta.
A dificuldade em ter acesso à água já levou 122 municípios no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha a decretarem estado de emergência, segundo a defesa civil do estado. A Emater fez um levantamento do panorama da seca na região.
Das pastagens que sustentariam o gado, 75% se perderam. O rebanho que era de três milhões e meio de cabeças, no momento não passa de um milhão e oitocentas mil. A expectativa de colheita de grãos era de 500 mil toneladas, 75% foram perdidas.
No levantamento feito pela Emater, um problema causa grande preocupação. Dos 2.250 cursos d’água mapeados, 70% já secaram definitivamente ou pararam de correr por um tempo. E essa falta de acesso a água faz com que os produtores rurais invistam em poços artesianos, e isso acaba sobrecarregando o lençol freático.
"Pouca chuva, mal distribuída... Os lençóis freáticos não estão sendo recompostos. Nós precisamos pensar em medidas de médio para longo prazo", declara José Carlos Dias Santos, técnico agrícola.
Em Janaúba, no Projeto Gorutuba, a fruticultura tem sido mantida com ajuda de poços artesianos. Isso porque a barragem do Bico da Pedra que abastece o projeto chegou ao nível mais baixo desde a década de 1970: 16%. “Se chegar ao volume morto, corre o risco de interromper a irrigação", alerta Ricardo Carneiro, gerente do distrito de irrigação.
São 3.906 hectares de área irrigada. Situação que tem tirado o sono do agricultor José Gonzaga, que é presidente da Câmara de Vereadores de Nova Porteirinha. Ele é produtor de banana e a lavoura tem quatro hectares. A propriedade dele, durante o racionamento, fica até dois dias sem receber água. "A gente até inclusive optou por abrir um poço artesiano na propriedade, tendo em vista que com o poço consegue manter pelo menos em partes o que vinha sendo produzido", diz.
Não há previsão de boas chuvas para essas regiões nos próximos quinze dias, segundo a Climatempo. Lembrando que nessa época do ano é normal chover pouco. (Fonte: Globo Rural, 21 de maio de 2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA