SINDICATO RURAL DE JANAÚBA PEDE À PM INVESTIMENTO NA PATRULHA RURAL PARA CONTER OS ASSASSINATOS DE PRODUTORES, ROUBOS DE GADO E FURTO DE VEÍCULOS

Sindicato que representa os produtores rurais também solicita a reativação dos postos policiais nos distritos de Quem Quem e Vila Nova dos Poções


JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba entrega na noite desta segunda-feira, dia 17 de abril, ao comandante da 11ª Região da Polícia Militar (11ª RPM/Norte de Minas), Coronel Klevson Pires Martins, um documento reivindicatório com o intuito de conter a violência no município de Janaúba, principalmente na zona rural onde tem ocorrido assassinatos de produtores, roubos de gado e furto de veículos.
No documento assinado pelo presidente do Sindicato Rural, José Aparecido Mendes, pelo vice-presidente Júlio César Aguiar Diniz, e pelo assessor jurídico Rogério de Araújo Carvalhais, representando toda a diretoria, a entidade relata ao comandante o drama vivido pelos moradores diante do alto índice de violência, seja assassinato, tentativa de homicídio, assalto, furtos e roubos. As comunidades rurais têm sido alvo constante das ações dos criminosos, inclusive resultando na morte de produtores e trabalhadores rurais.
AMPLIAR A PATRULHA RURAL
O Sindicato Rural de Janaúba se propõe a ajudar o sistema de segurança pública nas ações que assegurem a tranqüilidade para os moradores, destacando que um bom exemplo desta parceria é a que foi firmada pelo Sindicato Rural e a Policia Militar em 2004. Naquela oportunidade foi adquirida 01(uma) caminhonete Chevrolet S10, pelo Sindicato Rural, com a ajuda dos produtores rurais, e repassada em comodato à Polícia Militar. Desde então foi instituída em Janaúba a Patrulha Rural. No entanto, segundo José Aparecido Mendes, é necessário que esse patrulhamento seja ampliado, tanto com mais policiais quanto com novos veículos, com o objetivo em diminuir os índices de criminalidade no campo.
Na concepção dos diretores do Sindicato Rural é importante implantar medidas preventivas de segurança no campo, que é um novo sistema de monitoramento já em funcionamento em outros municípios do Sul de Minas. Esse sistema é dotado de georeferenciamento das propriedades com uma rede de fazendas protegidas permitindo que, em caso de eventualidade, o produtor possa acessar diretamente com a PM. Além, é claro, de estratégia visando o policiamento ostensivo com mais freqüência.
“Em especial é necessário mostrar que as várias práticas de furto e roubo de toda a espécie na área rural de Janaúba, desde pequenos furtos a grande quantidade de animais bovinos, ‘prática esta disseminada há anos na região; principalmente com maior foco nos municípios de Janaúba, Verdelândia e Jaiba’, além de outros crimes, como os grotescos assassinatos dos produtores rurais, Divino Jackson, no projeto de irrigação de Nova Porteirinha, e Ariston Gonçalves Dias, na comunidade de Pedra Preta, em Janaúba”, mencionam os diretores do Sindicato Rural no documento entregue ao comando da 11ª RPM e também direcionado ao Judiciário e ao Ministério Público da Comarca de Janaúba, assim como ao prefeito, ao comando do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba e à 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Janaúba.
POSTO POLICIAL NOS DISTRITOS
Outra solicitação do Sindicato Rural diz respeito a dois distritos de Janaúba, Quem Quem e Vila Nova dos Poções, os quais têm sido relatados em diversas ocorrências policiais. Diante dessa situação de insegurança nas comunidades rurais, a diretoria do Sindicato Rural reivindica do Coronel Klevson Pires apoio para a reabertura dos postos policiais nesses dois distritos.
A entidade que representa os produtores rurais também se coloca à disposição a ajudar o sistema de segurança pública em estratégias que façam com que a cidade de Janaúba seja mais tranqüila. A sociedade está imbuída no propósito para que seja efetivada a instalação do Centro de Acautelamento para Menores e também da Casa do Albergado. Nesta segunda-feira, dia 17 de abril, foi registrado o 19º homicídio este ano no município, média de quase três assassinatos por quinzena. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA