SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: HOJE É FERIADO MUNICIPAL COM ABRANGÊNCIA NACIONAL

Foto Oliveira Júnior
Procissão do Encontro das Imagens na Sexta-Feira da Paixão em 2007, dez anos atrás, na cidade de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) - Esta é a sexta-feira da Semana Santa, a Sexta-Feira da Paixão. Momento de reflexão. Muitas pessoas seguem a tradição do silêncio nesse dia em alusão à morte de Cristo. 
Neste ano, 2017, a Sexta-Feira da Paixão ocorre no dia 14 de abril. Há 10 anos, em 2007, (eu, Oliveira Júnior) registrei na cidade de Janaúba o Encontro das Imagens na Sexta-Feira da Paixão que, naquele ano, foi dia 6 de abril. 
Hoje também, como acontece todo ano na sexta-feira da Semana Santa, é feriado nos municípios brasileiros. Mas, não é feriado nacional. A Lei Federal 9.093, de 12 de setembro de 1995 (já se passaram 21 anos) estabelece que “são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão”. 
No caso do município de Janaúba, são feriados municipais a Sexta-Feira da Paixão, o dia de Corpus Christi, o dia do Sagrado Coração de Jesus, que é padroeiro de Janaúba. O detalhe é que as datas referentes a esses feriados religiosos são móveis – muda a cada ano – mas já determinado que a Sexta-Feira da Paixão, como o nome já indica, é na sexta-feira; o dia de Corpus Christi, acontece numa quinta-feira, e o dia do padroeiro no oitavo dia após o Corpus Christi, ou seja, o feriado municipal do Padroeiro de Janaúba (Sagrado Coração de Jesus) sempre é numa sexta-feira. 
E para completar os quatro feriados religiosos tradicionais de Janaúba, o 24 de junho, dia de São João. O aniversário do município de Janaúba, 27 de dezembro, não é feriado porque não é um dia religioso tradicional no município, conforme a Lei Federal 9.093 de 12 de setembro de 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POSSÍVEL IMAGEM DE NOSSA SENHORA NA SERRA ATRAI CENTENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS À VERDELÂNDIA

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA