COMUNIDADE APOIARÁ A CASA DO ALBERGADO DE JANAÚBA, A SER CONSTRUÍDA PELOS PRESOS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Deve iniciar ainda neste mês de abril a construção da casa do albergado da Comarca de Janaúba. O anúncio foi feito na quarta-feira, dia 5 de abril, durante reunião da Promotoria de Justiça de Janaúba com representantes dos segmentos sociais. A previsão é de que esse empreendimento esteja concluído e seja inaugurado em janeiro ou fevereiro do próximo ano.
Nessa casa do albergado ficarão os detentos condenados e que, atualmente, se encontram em prisão domiciliar diante, justamente, da falta desse local apropriado para alojar os presos que estejam, durante o dia, inseridos no mercado de trabalho e são recolhidos no início da noite de segunda-feira a sexta-feira e nos finais de semana.
A casa do albergado será erguida em imóvel ao lado do presídio de Janaúba, mas com entrada diferente. Haverá um isolamento do albergue com o presídio. Esse albergue deverá ter a capacidade para em torno de 70 recolhidos. Haverá um espaço menor para mulheres, uma vez que tem sido constatado número bastante reduzido de detentas, inferior a 10% da média de presidiários.
Na reunião realizada esta semana ficou acertado a captação de material para a construção. A intenção não é arrecadar dinheiro, e sim materiais para a obra. Já tem o recurso de R$ 160 mil depositados para essa finalidade, mas a planilha de custo prevê um gasto acima do valor já assegurado. Contudo, acredita-se que no geral a construção dessa casa do albergado deva bem mais barata se fosse efetuada pelo governo, via licitação.
A mão de obra a ser utilizada será de, pelo menos, 10 presidiários, sendo que parte deles tem experiência em construção. Em contrapartida, esses detentos serão beneficiados com a redução em suas penas, geralmente a diminuição de um dia da condenação para cada três dias trabalhados.
A ação conjunta pela construção do albergue conta com a participação do Ministério Público, da imprensa, Poder Judiciário, Lions Club, Rotary Club, lojas maçônicas, Associação Comercial, Agência de Desenvolvimento da Serra Geral, igrejas, Polícia Civil, Polícia Militar, prefeituras de Nova Porteirinha, Verdelândia e Janaúba e poder legislativo desses três municípios, e outras instituições e entidades.
Os referidos segmentos sociais também estão imbuídos na campanha pela implantação do centro de acautelamento (casa do menor) e da Apac, nesta cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA

ASSASSINATO EM JANAÚBA: VÍTIMA MORREU AO SER ATINGIDA POR GOLPE DE FACA