MORRE DONA ADELAIDE AZEVEDO, FILHA DO PRIMEIRO PREFEITO DE JANAÚBA

Mãe do médico Doutor Betinho e do ex-prefeito Joaquim Maurício, já falecidos
Fotos arquivo de família

Dona Adelaide Azevedo
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A segunda-feira, 20 de março, começa com luto nesta cidade. Maria Adelaide de Azevedo Bahia, 90 anos, faleceu nesta madrugada. Matriarca de uma das tradicionais famílias de Janaúba, dona Adelaide, como era conhecida, não resistiu ao agravamento do seu estado clínico. Ela se encontrava internada em hospital da cidade de Janaúba há 35 dias.
Por volta de 2h da madrugada de hoje, segunda-feira, dia 20 de março, o site do jornalista Oliveira Júnior, foi informado sobre o falecimento de dona Adelaide Azevedo. Ela havia completado 90 anos de idade no dia 13 de outubro passado.
De acordo com levantamento do site do jornalista Oliveira Júnior, filha de Maurício de Azevedo e Guiomar Sales, dona Adelaide foi batizada com o nome Maria Adelaide Sales de Azevedo. 
Maria Adelaide Azevedo estava com 90 anos.
Casou-se com o fazendeiro Alberto França Bahia, o “seu Bebeto”, e daí alterou o seu nome para Maria Adelaide de Azevedo Bahia. Dessa união foi constituída a família com cinco filhos. A família Azevedo veio de Pedro Leopoldo nos anos 40 com atuação na área agrícola, saúde e educação e, evidentemente, sendo uma forte liderança principalmente na política.
Dona Adelaide herdou do pai a liderança política, e vitoriosa, em Janaúba.
A jovem Adelaide conviveu e absorveu a pujança política instituída pelo pai, Maurício Azevedo (Doutor Maurício), primeiro prefeito de Janaúba (1949 a 52). Ela ainda acompanhou os irmãos Maurício Augusto de Azevedo (Doutor Mauricinho) e Rômulo Sales de Azevedo exercer o mandato na chefia da Prefeitura de Janaúba. Mantendo a residência em frente à praça da Estação (a praça hoje recebe o nome de um descendente dos Azevedos), dona Adelaide manteve firme o propósito de lutar por benefícios para Janaúba, a cidade que ela viu surgir juntamente com os seus pais, Doutor Maurício e dona Guiomar.
Na eleição municipal de 1982 a família foi representada diretamente por Joaquim Maurício de Azevedo Bahia, produtor rural. Filho de dona Adelaide, Joaquim foi eleito prefeito de Janaúba e governou o município por pouco mais de cinco anos, pois em 20 de abril de 1988 (no último ano de mandato), ele faleceu. Outro filho, Alberto Azevedo Bahia, o Doutor Betinho, era médico conceituado e faleceu em 3 de março de 1998.
Neste momento o corpo de dona Adelaide é levado para a funerária Carvalho onde, posteriormente, será encaminhado para o velório que acontecerá na residência da família na rua José Augusto de Souza em frente à praça Joaquim Maurício, onde se encontra o Centro Viva Vida.
O velório deverá iniciar por volta de 6h30 e o sepultamento será às 17h no cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, em Janaúba. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA