BARRAGEM DO BICO DA PEDRA EM SITUAÇÃO CRÍTICA: MESMO COM AS CHUVAS, REPRESA PERDEU VOLUME DE ÁGUA NA PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO

Com mais de 15 metros abaixo da sua capacidade, represa de Janaúba  e de Nova Porteirinha possui apenas 2,60 metros de água acima do ponto crítico, nível em que não haveria liberação de água para os projetos de irrigação


Foto Oliveira Júnior
Barragem do Bico da Pedra na terça-feira, dia 31 de janeiro de 2017.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – No mês de janeiro houve redução de 55 centímetros no volume de água na barragem do Bico da Pedra e a diminuição segue em fevereiro, pois nesta segunda-feira, dia 6, a represa apresentava perda de cinco centímetros em seu nível em relação a sábado, dia 4. Nos seis primeiro dias deste mês a queda no volume foi de 10 centímetros. No mesmo período do ano passado o reservatório teve alta de 5 centímetros em seu volume.
Foto internet
Rio Gorutuba nas imediações do distrito de Catuni, município de Francisco Sá, ontem, domingo, dia 5 de fevereiro de 2017.
Numa comparação ao dia 6 de fevereiro do ano passado, nesta segunda-feira, o site do jornalista Oliveira Júnior constatou que a represa formada pelo rio Gorutuba se encontrava com 4,85 metros a menos de água. Hoje, a lâmina de água na barragem estava 15,40 metros abaixo da sua capacidade. Essa represa ainda tem 2,60 metros de lâmina de água acima do nível crítico, a partir do qual haveria a liberação de água apenas para o consumo humano.
Tem chovido nos últimos dias, mesmo em pouco volume e menos intensidade. No entanto, isso não foi suficiente para evitar a diminuição no nível de água na barragem que abastece as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, o rio Gorutuba e ainda os projetos de irrigação do Gorutuba (Nova Porteirinha) e Lagoa Grande (Janaúba), respectivamente nas margens direita e esquerda do referido rio.
Foto internet
Leito do rio Gorutuba nesse domingo, 5 de fevereiro de 2017, na região do distrito de Catuni, município de Francisco Sá.
Há uma expectativa de que no transcorrer da semana haja uma recuperação no nível de água na barragem do Bico da Pedra diante das chuvas ocorridas no fim de semana no município de Francisco Sá, onde se encontra a nascente do rio Gorutuba. Ontem, domingo, dia 5, aumentou consideravelmente o volume de água nesse rio na região do distrito de Catuni, em Francisco Sá.
Vale ressaltar que no dia 14 deste mês completarão 10 anos que a represa do Bico da Pedra atingiu a sua capacidade e transbordou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA