NA DESPEDIDA DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, DÉBORA ZDRADEK ANUNCIA O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO E A IMPLANTAÇÃO DE INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO NO BAIRRO RIO NOVO, EM JANAÚBA

Foto álbum pessoal
Débora Zdradek Melo.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Com as horas contadas para deixar a Secretaria Municipal de Planejamento, Débora Zdradek de Melo passará ao substituto importantes ações desenvolvidas ao longo de pouco mais de um ano sob a sua batuta. O site do jornalista Oliveira Júnior obteve informação exclusiva de que nesta semana começará a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, atitude sob coordenação da secretária que teve o cargo solicitado pelo prefeito.
Á frente da Secretaria de Planejamento, que é a que menos recurso orçamentário possui diante das demais secretarias municipais, Débora Zdradek coordenou o procedimento pela preparação do Plano Municipal de Saneamento Básico que envolve planejamento nas áreas de abastecimento de água, drenagem, esgoto e resíduos sólidos. Foi um trabalho da secretaria de planejamento e a empresa que ganhou a licitação iniciará os trabalhos nesta semana.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) da Prefeitura de Janaúba estima receita para a Secretaria Municipal de Janaúba o correspondente a algo entre 2% e 3% da receita prevista, por exemplo, para a secretaria de Obras ou de Saúde. Mesmo assim, a pasta de Planejamento tem fundamental importância no contexto administrativo do poder executivo municipal. Por intermédio da Secretaria de Planejamento, sob a coordenação de Débora Zdradek, o município de Janaúba concorre ao Prêmio Mineiro de Excelência em Gestão Pública que terá o resultado anunciado em abril.
De um universo de 853 municípios, apenas 83, dentre eles Janaúba, foram classificados ao Prêmio Mineiro de Excelência em Gestão Pública em que os projetos foram avaliados pelo Instituto Qualidade Minas (IQM). “Independente de premiação ou não, só o fato de sermos selecionados já é um grande reconhecimento”, declarou Débora Zdradek. O bom desempenho de Janaúba nesse Prêmio é resultante da elaboração do Plano Plurianual (PPA) Municipal Participativo (via Secretaria de Planejamento), Gestão para resultados (também através da Secretaria de Planejamento) e Gestão em Saúde (por intermédio da Secretaria de Saúde).
CIDADE VAI GANHAR INDÚSTRIA
“No ano passado (2013) iniciamos conversações com diversas empresas no intuito de atraí-las ao município. Um dos contatos evoluiu e aprofundamos as negociações”, afirmou a secretária de Planejamento da Prefeitura de Janaúba, Débora Zdradek Melo, ao referir que o entendimento tem sido com Gabriel Ramos Souza, sócio proprietário da empresa Garbanni Manufaturas de Roupas Ltda que possui unidades em Capitão Enéas e Espinosa do ramo de confecções.
A proposta inicial é que a empresa repasse para associações de Janaúba, a confecção de parte de sua produção. Na última quinta feira, dia 27 de março, houve uma reunião entre o proprietário da empresa e representante da Associação Feminina do Rio Novo e ficou acertado que esta será responsável pela confecção de blusas. O Sebrae, representado por Jadilson Borges, apoia essa negociação. “O Gabriel me telefonou, após a reunião, mostrando-se satisfeito e querendo iniciar os trabalhos nesta semana”, comemorou Débora Zdradek ao completar “ele está bastante entusiasmado com a parceria e solicitou que identificássemos outra associação para que ele trouxesse também parte da confecção de short e bermudas para Janaúba”, frisou a secretária que perderá o cargo esta semana.
O site do jornalista Oliveira Júnior obteve a informação de que a empresa Garbanni Manufaturas de Roupas Ltda enviará a Janaúba um funcionário para acompanhar o início dos trabalhos junto à Associação Feminina do Rio Novo. De acordo com Débora Zdradek, o contato da Secretaria de Planejamento com o investidor teve como intuito aproximar a empresa do município para que ela se instale aqui futuramente com sede própria.
PLANO DIRETOR
Ao comentar sobre o Plano Diretor do município de Janaúba, a demissionária secretária de Planejamento, Débora Zdradek de Melo, informou que esse plano deve ser revisto, pelo menos, a cada 10 anos e no caso específico de Janaúba isso seria previsto para o ano 2017. “No entanto, como identificamos essa necessidade e é uma demanda da sociedade, e considerando a necessidade de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, estive em Belo Horizonte no dia 10 de março para verificar a possibilidade de conquistar parceiros do município na elaboração destes planos”, informou a secretária.
A Secretaria de Planejamento foi em busca da parceria com os especialistas Douglas Sathier, professor da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Guilherme Leiva, professor do CEFET e especialista em Mobilidade Urbana. A negociação está bastante adiantada, aguardando parecer jurídico.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA