VERÃO TERMINA COM CHUVA NA REGIÃO DA SERRA GERAL DE MINAS

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Depois de um mês e uma semana de estiagem, voltou a chover nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, separadas pelo rio Gorutuba. Entre sexta-feira, dia 16 de março, e essa quinta-feira, dia 22, coincidindo com o fim do verão, choveu o correspondente a 28,6 milímetros nestas duas cidades, conforme dados repassados pela unidade do 5º Distrito de Meteorologia, instalada em Nova Porteirinha, ao Instituto Nacional de Meteorologia.
         As chamadas “águas de março” resultaram na precipitação de 10,4 milímetros em Monte Azul e 12,5 milímetros em Espinosa. No distrito de Mocambinho, no Projeto Jaíba, as chuvas nessa semana atingiram 61,4 milímetros.
BARRAGEM
         Apesar da chuva fina em horários alternados em Janaúba e em Nova Porteirinha nesta semana, o volume de água na barragem Bico da Pedra – distante cinco quilômetros destas cidades – reduziu em 10 centímetros. Com isso, para que haja o transbordamento, seria necessário o aumento de 6,80 metros da quantidade de água.
         Conforme dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), neste mês de março houve a diminuição de 40 centímetros no nível na represa. No mesmo período (de 1º ao dia 22) de março do ano passado o volume de água da barragem teria aumentado em 1,45 metros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID