NOME DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DE JANAÚBA É DIVULGADO ERRADO EM EVENTOS ESPORTIVOS E SOCIAIS; O CORRETO É GINÁSIO POLIESPORTIVO DR. PAULO (VIANA) ESTEVES

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – “É de doer os ouvidos ao escutar o nome errado do ginásio poliesportivo de Janaúba em eventos esportivos e culturais”. O nome certo dessa quadra coberta e com arquibancada é ginásio poliesportivo Dr. Paulo Viana Esteves, desportista e odontologo, já falecido.

Foto Oliveira Júnior

Ginásio poliesportivo Dr. Paulo (Viana) Esteves, na avenida Beira-Rio, em Janaúba.

         Inaugurado em 2000, o ginásio poliesportivo Dr. Paulo Viana Esteves recebeu essa denominação em homenagem a Paulo Viana Esteves que foi jogador de futebol neste município nos anos 50, época em que atuou pelo time Janaúba. Naquele tempo havia duas agremiações futebolísticas na cidade: o Janaúba e o Independente que nutriam uma “rivalidade” em campo e no cenário político.
         O ginásio poliesportivo foi projetado na gestão do prefeito Joaquim Maurício de Azevedo Bahia (1983 a 88) e o recurso foi liberado pelo governo do Estado em momento histórico da política local, pois aproximou os dois grupos políticos tradicionalmente rivais em Janaúba: “fariseus” e “tombos”. Na época, o recurso foi liberado, via cheque, num ato público na praça da Matriz com a presença do prefeito Joaquim Maurício (“fariseus’) e do deputado estadual Adelino Pereira Dias (“timbós”), aliado do governador na época. Detalhe: na eleição de 1982, Joaquim Maurício venceu Adelino em resultado até hoje contestado pela oposição. A diferença de votos em favor de Joaquim foi de, salvo engano, 62 votos.

Foto Oliveira Júnior

Ginásio poliesportivo Dr. Paulo Esteves fica a lado do Caiçara Clube e em frente à Ilha de Caiçara, na margem esquerda do rio Gorutuba.

         Apesar da liberação do dinheiro, a construção do ginásio demorou mais de duas décadas. Joaquim Maurício morreu no último ano do mandato, em 20 de abril de 1988. Adelino não conseguiu a reeleição em 1990. O término da obra do ginásio ocorreu em 2000 no últim ano do terceiro mandato do prefeito Wildemar (Vivi) Maximino da Cruz (1997 a 2000).
         Construído próximo à avenida Prefeito Edilson Brandão, a avenida Beira-Rio, complemento da rodovia BR-122, no bairro Santa Cruz, o ginásio poliesportivo Dr. Paulo Viana Esteves é comandado pela prefeitura fica ao lado do Caiçara Praia Clube e em frente à Ilha de Caiçara, praia no rio Gorutuba. Não há linha de coletivo urbano (lotação) de acesso ao ginásio. Isso dificulta a ida da população à esse espaço esportivo.
         Quanto ao erro da nomenclatura do ginásio janaubense em material de divulgação tem sido notório tanto em eventos sociais e esportivos organizados por iniciativa privada ou por órgãos públicos municipais e estaduais. Em 2010, o site do governo do Estado e os materiais impressos da fase regional dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) ocorrida em Janaúba mencionavam o ginásio poliesportivo de Janaúba como sendo ginásio “Dr. José Esteves Rodrigues” ou então “Dr. Paulo Esteves Rodrigues”, numa clara referência ao ex-deputado José Esteves Rodrigues cujo nome denomina uma das principais vias públicas da cidade de Montes Claros, a avenida Deputado José Esteves Rodrigues, mais conhecida por avenida Sanitária. Esse equívoco também ocorreu em eventos sociais e em atividades particulares. O nome correto desse espaço esportivo é GINÁSIO POLIESPORTIVO DR. PAULO (VIANA) ESTEVES.

Comentários

ISSO E TAO COMUM. TEM ATE UM CIDADÃO QUE DISSE QUE VAI ENTRAR NA JUSTIÇA PARA TIRAR O NOME DO PAI DELE QUE COLOCARAM NUMA PRAÇA PUBLICA DE JANAUBA. ETA POVO PUXASACO.
O CIDADÃO AINDA DISSE QUE SO VEM A JANAUBA PARA PEGAR AS FILHAS DO AMIGO DELE, PORQUE TEM ODIO DAQUI. A PRAÇA VITORIO EVANGELISTA TERA QUE MUDAR DE NOME PORQUE OS FAMILIARES NAO QUEREM O NOME LA E TENHO PROVA QUE O CIDADÃO DISSE MUITA COISA MAIS AINDA.
SE CUIDA VEREADORES

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID