SAÚDE

PREFEITURA PODERÁ ASSUMIR GERÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL
Hospital regional poderá ser desmembrado da Fundajan e gerenciado exclusivamente pela prefeitura

JANAÚBA (por Fernando Lucas) -- Desmembrar o Hospital Regional da Fundajan – Fundação de Assistência Social de Janaúba. Fazê-lo realmente existir, juridicamente, como forma de aliviar despesas e melhorar atendimento médico hospitalar, passando seu gerenciamento exclusivamente para o poder público municipal. Conscientizar prefeitos da região da Serra Geral de Minas como forma de os mesmos disponibilizarem recursos para ajudar na manutenção dos serviços do hospital regional, uma vez que as referidas prefeituras são detentoras de grande demanda ali.
E, por fim, otimizar o gerenciamento. Estas foram algumas alternativas apresentadas pela secretária municipal de Saúde para, se não resolver, pelo menos, amenizar os problemas enfrentados pelo hospital regional.
Estas colocações foram repassadas à população janaubense no dia 24 de março, durante entrevista coletiva envolvendo boa parte dos órgãos de imprensa da cidade, nos estúdios da rádio Gorutubana AM, com retransmissão pela rádio Jovem Jan FM.
Foram aproximadamente duas horas de entrevista aos jornalistas da cidade, quando a secretária municipal de Saúde mostrou a realidade do setor atualmente. Após problemas como até falta de médicos para atendimento no hospital regional e de medicamentos, o que levou a população a se queixar e pedir providências, profissionais da imprensa local resolveram convocar a secretária para os esclarecimentos e dar uma satisfação à população, queixosa.
A referida entrevista coletiva, serviu para que algumas questões fossem levantadas. Na oportunidade a secretária disse que o problema realmente existe “e não é de hoje”. Ela lembrou que trabalha no setor de saúde no município há alguns anos e este problema não é de agora. “Uma má gestão há anos fez com que a `bomba` viesse estourar no colo do atual prefeito, mas o problema é antigo e crônico”, disse Elizabeth Stherling.
Indagada pelos jornalistas sobre os motivos que levaram o problema a se agravar, a secretária disse que tudo se deveu à forma de gestão da atual administração, que “mexeu em alguns benefícios viciosos dos médicos que comandam a Fundajan e, com isso, consequentemente, abalou estruturas”.
Ela explica que uma solução imediata está sendo tomada para sanar os problemas mais crônicos, como a falta de pagamento aos médicos e funcionários. “Para isso estaremos nos próximos dias contraindo mais um empréstimo como forma de levantar recursos para tal”, explica.
Ainda, no decorrer da semana (pós a entrevista coletiva), as coisas se normalizaram no hospital regional, com médicos voltando a atuar e os medicamentos em seus devidos lugares e os atendimentos sendo efetivados, para alívio da população janaubense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID