COMUNICAÇÃO

JANAÚBA DESPEDE-SE DO JORNALISTA RAIMUNDO BRANDÃO

Foto Arquivo/ Oliveira Júnior




Jornalista Raimundo Brandão, nos anos 80.



JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Sepultado na manhã de ontem, terça-feira, dia 27, no cemitério da Saudade, nesta cidade, o corpo do jornalista Raimundo Brandão, 85 anos. Ele faleceu por volta das 19h de segunda-feira, dia 26, após ser cometido pelo mal de Alzheimer. O jornalista se encontrava em casa.
Por quase 20 anos, Raimundo Brandão comandou o tradicional jornal “O Gorutuba”, fundado pelo pai Bicalho Brandão, já falecido, e foi quem introduziu a imprensa em Janaúba, em meados dos anos 60.
Com a morte do pai, Raimundo Brandão deixou a atividade jornalística que prestava ao “Correio da Manhã”, no Rio de Janeiro, e veio para o Norte de Minas e assumiu o comando de “O Gorutuba”, que nos anos 70 e 80 foi o porta-voz do povo de Janaúba.
“Perdemos o precursor da imprensa livre em Janaúba”, com essa frase o prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto comentou sobre a morte do jornalista Raimundo Brandão. O jornalista Paulo Braga, da imprensa de Montes Claros, lamentou a morte de Brandão a quem classificava como um grande professor. Paulo Braga trabalhou com Raimundo Brandão, no “O Gorutuba”.
O jornalista, radialista e escritor Luís Carlos Novaes, o Peré, disse que Raimundo Brandão foi e sempre será um pilar dos meios de comunicação da região da Serra Geral e do Norte de Minas. “Perdemos o ´papa` do jornalismo local e regional. O `seu` Raimundo tinha uma grande particularidade em atuar e representar a imprensa nestes rincões de Minas, superando todas adversidades que o jornal do interior enfrenta”, citou Luís Novaes ao lembrar que o jornalista Raimundo Brandão foi um dos primeiros sócios da rádio Gorutubana, a primeira emissora de Janaúba.

Comentários

victoriapere disse…
Pois é, mais um que parte. Ficamos tristes, mas a vida, o que é? Não pude comparecer ao seu velório nem seu enterro, amigo Raimundo, que tanto nos ensinou. Estou em tratamento oncológico, e a coisa vai indo. Mas um dia ainda vamos nos encontrar, contar causos e estórias desta nossa cidade que tanto amamos, embora sejamos fostareiros e eu, tão perto, tão distante, exilado. Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID