CULTURA

REALIZAÇÕES DA SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO DE NOVA PORTEIRINHA

Foto Oliveira Júnior

Maria das Graças Silva Vieira, secretária de Cultura do município de Nova Porteirinha.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município de Nova Porteirinha, Maria das Graças Silva Vieira, anunciou recente as realizações desse órgão, principalmente nos últimos dois meses, período em que se encontra à frente da secretaria. Antes, ela exercia a função de secretária de Educação.
Em setembro houve o encerramento da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, promovida pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Cultural. Ocorreu a exposição dos trabalhos das crianças da escola municipal Professor Darcy Ribeiro, apresentações artísticas por parte dos alunos que ainda interpretaram música e literatura de cordel.
Ao participar da Jornada Cultural, o prefeito Wilmar Soares afirmou que o incentivo nessas ações proporciona a preservação da memória cultural da população e valorizam as tradições da comunidade. A secretária agradeceu ao prefeito, professores, pais e alunos pelo incentivo à realização da jornada que teve o lançamento da cartilha denominada de “Dossiê da Cerâmica Maria Buçu, Patrimônio Cultural de Nova Porteirinha”, contando a história da vida e obra da ceramista Ana Maria dos Santos.
A secretaria de Cultura de Nova Porteirinha promoverá no dia 30 de outubro a II Conferência de Cultura.
ESPORTE
Maria das Graças cita que o município de Nova Porteirinha é destaque no esporte. Em agosto, o município conquistou o título do campeonato de futebol amador de Janaúba, envolvendo equipes de várias cidades. A Prefeitura de Nova Porteirinha concedeu incentivo aos dois representantes do município: o Novaporteirinhense e o Operário do Dengoso.
E os dois times de Nova Porteirinha disputaram a final do campeonato amador, mostrando a hegemonia do esporte local. Graça ressaltou ainda o apoio do prefeito Wilmar Soares que, inclusive, pagou à Liga Desportiva visando a liberação gratuita das mulheres e crianças na decisão do amador.
O futsal de Nova Porteirinha também tem se destacado. Com o apoio do Departamento de Esporte, através da Secretaria de Esporte, o município disputa a importante Copa InterTV de futsal com partidas na cidade de Capitão Enéas. Maria das Graças cita ainda o empenho da sua equipe de trabalho pela realização de escolinha de futsal tanto na cidade quanto nas colonizações I, II e III.
TURISMO
Na área de turismo, a Prefeitura de Nova Porteirinha já constituiu o inventário turístico e participa ativamente do Serratur, o circuito de turismo da região da Serra Geral de Minas. Maria das Graças disse que um dos projetos de turismo de Nova Porteirinha tem o foco na agricultura e na pesquisa pelo fato de que em Nova Porteirinha se encontra um dos mais importantes centros de pesquisa agropecuária do interior do Estado.
Em Nova Porteirinha estão instalados os órgãos de pesquisas da Embrapa, Epamig, Emater e Codevasf que são, constantemente, opções para aprimorar os conhecimentos de profissionais e estudantes da área de Ciências Agrárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

ACIDENTE NA MG-401, PERTO DE JANAÚBA; UMA PESSOA MORREU E OUTRA FICOU FERIDA: CAMINHÃO TOMBOU

SISTEMA DE SAÚDE VERIFICA CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM JANAÚBA